quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prática de Pilates auxilia na Reabilitação de Amputados

Comente!
O Método Pilates é uma técnica de muita eficácia na reabilitação dos amputados após a colocação de prótese. Os exercícios globais trabalham a força, alongamento e melhora da sensibilidade do coto, a propriocepção, a reeducação da postura. Enfim, o método Pilates auxiliará na adaptação do corpo à esta nova condição. Por tratar-se de aparelhos com design diferenciado e com exercícios bem diversificados, o processo de reabilitação torna-se um importante instrumento motivacional para o paciente.
Entre as causas mais comuns de amputação de órgãos inferiores e superiores encontramos: traumatismos, tumores, problemas vasculares, infecções, problemas congênitos e outras. Nas faixas etárias superiores a 50 anos de idade destacam-se os problemas vasculares periféricos, com membros inferiores mais comprometidos, além daqueles causados por diabetes. Acidentes de trânsito e de trabalho são causas traumáticas significativas. Acidentes de trabalho causam em geral amputações dos membros superiores (dedos, mão e braço).
Nos casos de amputação deve haver uma avaliação fisiátrica, que compreende o primeiro passo no sentido da reabilitação física, incluindo serviços prestados por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e especialistas em próteses. No caso de próteses, estes especialistas utilizam recursos técnicos especiais que visam a substituição parcial de um membro. A reabilitação, no entanto, deve ser considerada muito mais ampla e ter início logo após - ou mesmo durante - a colocação de uma prótese.
Leia mais em www.revistapilates.com.br

Fonte: Esporte para Deficientes

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário