quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Atleta do IMG leva ouro na São Silvestre

Comente!

Edson Dantas garante tetracampeonato em sua categoria na mais tradicional prova de corrida de São Paulo.


Fechando 2009 com chave de ouro, o atleta Edson Dantas conquistou o lugar mais alto do pódio na São Silvestre, tornando-se tetracampeão da prova. Edson, que é amputado, correu na categoria para atletas sem membro inferior. O número de atletas com deficiência vem aumentando a cada ano, inclusive com a participação de estrangeiros. Esse ano seis atletas equatorianos com deficiência correram os 15 quilômetros da prova.
Corredor profissional há oito anos, o atleta paraolímpico Edson Dantas de Oliveira, 43, nasceu na cidade de Itamaraju na Bahia. Em 1992, ao ser empurrado do trem em que viajava, durante um "arrastão", teve um braço quebrado e a perna direita amputada. Como parte do seu tratamento de reabilitação, Edson começou a correr e se apaixonou pelo esporte.
Para Edson, que é cobrador de ônibus, não há dificuldade que o impeça de treinar. Ele aproveita as horas vagas e folgas para investir pesado no treinamento. O esforço lhe rendeu muitos resultados. O corredor detém em seu currículo diversas conquistas, entre elas duas medalhas de ouro na Maratona de Nova York (2008 e 2009), três recordes nas maratonas de Porto Alegre e na Meia Maratona da Corpore de São Paulo e agora o título de tetracampeão da São Silvestre (2003, 2005, 2008 e 2009).
Apoiado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) desde 2002, de lá para cá, Dantas só vem acumulando vitórias. Hoje ele é considerado um dos melhores atletas brasileiros amputado de membro inferior nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros, conforme o ranking do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

O Instituto Mara Gabrilli é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. O instituto atua em quatro frentes principais: comunicação educativa e cultural, fomento às pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio ao paradesporto e promoção do desenho universal. Em 2009 o IMG recebeu o título de melhor equipe de natação nas Etapas Nacionais do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo.

Fonte: Instituto Mara Gabrilli
Foto: Edson Dantas na Maratona de NY

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário