segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Congonhas investe em acessibilidade

Comente!
Com o objetivo de melhorar a acessibilidade aos passageiros e usuários, o Aeroporto de São Paulo/Congonhas iniciou, em dezembro, diversas adaptações em sua infraestrutura.
Todas elas seguem a norma brasileira ABNT NBR 9050, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Pisos podotáteis – com relevo, textura e volumetrias especiais para deficientes visuais, foram instalados nas entradas dos elevadores, escadas fixas e rolantes e todos os outros locais com rampas ou obstáculos acima do nível do piso comum.
Nas calçadas que dão acesso ao aeroporto foram instaladas rampas em frente às entradas das alas norte (área de check-in) e sul (desembarque).
Seis balcões de chek-in foram adaptados para atendimento aos cadeirantes e 189 posições foram demarcadas ao lado das longarinas espalhadas pelo terminal de passageiros para uso deste público.
De acordo com a norma, ao lado de assentos fixos (3.767 em Congonhas) deve ser garantido 5% de espaço para cadeirantes, sem interferir na área de circulação das pessoas.
Até o final de dezembro serão instaladas ainda sinalizações em braille no corrimão das escadas fixas e outros quatro balcões de chek-in serão adaptados.
Dados da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência informam que São Paulo possui aproximadamente 4 milhões de pessoas com algum tipo deficiência, deste total estima-se que 400 passem mensalmente por Congonhas.

Por Assessora de Imprensa - Infraero

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário