domingo, 31 de janeiro de 2010

Esquiador cego participará dos Jogos de Vancouver

Comente!
Foto: Em Turim 2006, Brian McKeever foi guiado pelo irmão Robin; agora, vai competir sozinho em Vancouver - Getty Images

O esquiador cego Brian McKeever está perto de entrar para a história dos Jogos Olímpicos de Inverno. Se sua convocação para a equipe de esqui cross country for confirmada nesta sexta-feira, o canadense será o primeiro atleta de inverno a competir tanto nas Olimpíadas quanto nas Paraolimpíadas, no qual já conquistou sete medalhas com o irmão Robin servindo como guia.
Nas Olimpíadas, o atleta contará com os 10% de visão que tem e com a memória afiada para tentar a medalha de ouro. "Saber o percurso é muito importante quando você não tem um guia, já que você não pode confiar que alguém vá te ajudar", disse McKeever após vencer a prova de 50 km da Nor-Am contra atletas com visão completa, o que lhe colocou em vantagem por uma vaga.
Mesmo sem a vaga assegurada, McKeever tem planos ambiciosos. "Minha temporada ideal seria competir nos Jogos Olímpicos e conquistar medalhas nos Paraolímpicos", analisa. "Seria um desastre me classificar para as Olimpíadas e, em seguida, fazer uma má corrida nas Paraolimpíadas", completou o atleta, que quer abrir espaço a outros atletas com deficiência nos Jogos Olímpicos.
Até agora, apenas cinco atletas disputaram os dois Jogos - todos no verão. Foram eles: a nadadora sul-africana Natalie Du Toit (amputado), a corredora americana Marla Runyan (deficiente visual), a mesa-tenista polonesa Natalia Partyka (nasceu sem a mão e o antebraço direito), a arqueira italiana Paola Fantato (poliomelite) e a arqueira neozelandesa Neroli Susan Fairhall (paraplégico).

Fonte: Portal Terra

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário