domingo, 31 de janeiro de 2010

Livro: Turismo de Aventura Especial

Comente!

Turismo de Aventura Especial: livro conta a história do novo segmento que oferece atividades de aventura para pessoas com deficiência

O jornalista e fotógrafo Dadá Moreira lançará na feira Reatech o livro “Turismo de Aventura Especial – História do Turismo de Aventura Adaptado”, onde conta como a superação de limites em contato com a natureza tornou-se o principal meio de reintegração social e reabilitação na luta contra sua deficiência e como “Aventura Especial”, mais que o nome de da Ong, passou a denominar um novo segmento turístico, hoje tido pelas políticas co Ministério do Turismo como prioritário para desenvolvimento e promoção nacional e internacional. Na segunda parte, traz um GUIA ensinando como atender e adaptar as atividades de aventura.
Aos 30 anos, debilitado pelos sintomas de uma doença degenerativa sem cura chamada ataxia – que compromete a coordenação motora, fala e visão - Dada viu sua vida pessoal e profissional se desmoronar, mas decidiu dar a volta por cima, buscou recondicionamento físico e começou a encarar os desafios dos esportes de aventura. “Foi um novo horizonte que se abriu. Voltar a sentir prazer com o corpo, a interagir com as pessoas e superar limites resgatou minha auto-estima e se tornou uma fisioterapia natural. Recuperei movimentos e funções que a medicina tradicional dizia serem impossíveis de se recuperar. Retribuo muito disso à reabilitação psicológica que as atividades de aventura oferecem a uma pessoa que havia perdido as esperanças, como eu.”, declara.
Depois das primeiras experiências, ao procurar serviços especializados e constatar que não havia nenhum tipo de referências sobre adaptações em atividades de aventura e ecoturismo, criou a Ong Aventura Especial, uma iniciativa de sensibilizar a indústria do turismo para a questão da acessibilidade, estudar formas de adaptar as modalidades para pessoas com diversas deficiências e fomentar um nicho de mercado até então inexplorado.
Em 2005 o Ministério do Turismo, reconhecendo as necessidades de profissionalização e desenvolvimento do setor, apoiou o “Projeto Aventureiros Especiais”, criado e realizado pela Ong, e em 2009 reconheceu o “Turismo de Aventura Especial” como novo segmento.

VIII Reatech – Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: 15 a 18 de Abril de 2010
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP
Horários: Quinta e Sexta das 13hs às 21hs/Sábado e Domingo das 10hs às 19hs.
Visitação Gratuita
www.reatech.tmp.br

Mais Informações para a imprensa:
Vanessa Rodrigues Bastos
(11)9574-9265
www.aventuraespecial.org.br

Fonte: Agência Inclusive

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário