quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quando arte e inclusão caminham juntas: livro Os Inclusos e os Sisos será lançado dia 18/01

Comente!
Humor, juventude, coragem e acessibilidade: esse é o fio condutor do livro de arte Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade a ser lançado pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão no dia 18 de janeiro, na livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro. Inovador também no estilo, a obra foi escrita na forma de um espetáculo teatral e integra a coleção “Jovens que Querem Mudar o Mundo”, da ONG.

O relato traz a história de cinco jovens atores e atrizes, então estudantes de artes cênicas da UNIRIO, que em 2003 aceitaram um desafio proposto pela Escola de Gente e se dispuseram a sair pelo Brasil mobilizando platéias para a causa da diversidade e da inclusão.
Trata-se do 12º livro da jornalista Claudia Werneck, reconhecida pelo modo instigante como, desde 1991, aborda o tema inclusão e direitos humanos. A autora tem mais de 200 mil livros vendidos sobre o assunto em português, inglês e espanhol, para crianças e adultos, e foi uma das primeiras autoras da América Latina a escrever sobre sociedade inclusiva, recebendo prêmios e apoios internacionais.
O livro tem patrocínio das empresas Fosfertil e Metrô Rio por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e é composto pelo registro de 18 fotógrafos que acompanharam o grupo pelo Brasil. A capa e a contracapa são de Luciano Bogado. Diego Molina, um dos integrantes de Os Inclusos e os Sisos, foi parceiro de Claudia Werneck na concepção e produção dos textos.

Livro é exemplar no quesito acessibilidade
A publicação Os Inclusos e os Sisos será lançada em oito mídias. Tudo para que o conteúdo da publicação possa ser acessado por pessoas analfabetas, surdas, cegas, com deficiência intelectual, dislexia, qualquer dificuldade motora ou de leitura, em função de acidentes vasculares cerebrais ou doenças degenerativas ou de algum modo limitantes.

A obra é mais uma parceria da ONG com sua incubadora, a WVA Editora, especializada em inclusão e formatos acessíveis. Além de um formato em espiral que facilita o manuseio por parte de pessoas com dificuldades motoras, a publicação impressa em tinta vem acompanhada de dois CDs: o primeiro traz uma versão em áudio do livro, com música; o segundo, traz o mesmo conteúdo em PDF, OpenDoc, TXT e Daisy. Todas as versões têm a descrição de cada foto e imagem encontrada no livro impresso em tinta. O lançamento da obra em outras mídias é uma postura alinhada com a legislação nacional e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da qual a Escola de Gente participou.

Fotos, cor, leveza e muita provocação
Em seis anos de existência, Os Inclusos e os Sisos já se apresentaram para mais de 30 mil pessoas, realizando 115 espetáculos em 20 cidades de 13 estados de todas as regiões do Brasil. Formaram platéias com um olhar inclusivo em escolas públicas, teatros, empresas, comunidades populares, eventos e fóruns de políticas públicas. Em 2007, o grupo passou a integrar a Rede Latino-americana de Arte para a Transformação Social, apoiada pela Fundación Avina.

Textos, cenários, figurinos e coreografias são criados pelo grupo, que se encarrega também da direção e produção musical. Ao longo de seis anos, já foram criadas 45 esquetes e algumas peças como “TV Infância” e “Ninguém mais vai ser bonzinho”, que se tornou, em 2007, o primeiro espetáculo teatral no Brasil a oferecer simultaneamente à platéia intérprete de Libras, legenda, audiodescrição e programas em braile. Em 2009, “Ninguém mais vai ser bonzinho”, percorreu os estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal com patrocínio da Oi e da MRS Logística.

Distribuição gratuita para mais acesso à cultura
A Escola de Gente tomou a decisão de não vender a obra para facilitar o acesso a pessoas e instituições interessadas em conhecer livros em formato acessível e também a história de um grupo de teatro que coloca a sua arte a serviço da inclusão. Coerência entre conteúdo e forma, esta é a mensagem da Escola de Gente. O livro será distribuído gratuitamente para quem for ao lançamento, desde que confirme presença pelo e-mail: escoladegente@escoladegente.org.br.

Serviço
Coquetel de lançamento – 18 de janeiro
Hora: 19 às 21 horas
Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon
E-mail:escoladegente@escoladegente.org.br
Tel.: (21) 2483-1780

Perfil da obra
Título: Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade
Autora: Claudia Werneck
Concepção e realização: Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
Editora: WVA Editora
Número de páginas: 242
Tiragem: 3 mil exemplares impressos em tinta, CD de áudio, TXT,OpenDoc, PDF e Daisy; o livro também pode ser encontrado em fita K7 e em DVD em Libras.
Patrocínio: Fosfertil e Metrô Rio
Apoio: Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura

Fonte: Escola de Gente / Coletivo Comunicação

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário