segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Secretaria promove Direitos Humanos na Campus Party

Comente!
Secretaria Especial dos Direitos Humanos busca sensibilizar os participantes para temas como inclusão das pessoas com deficiência, educação em Direitos Humanos e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) vai participar da Campus Party Brasil, que começa no dia 25 de janeiro, em São Paulo. O evento reúne adolescentes, jovens e adultos para compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas à tecnologia, à cultura digital e ao entretenimento em rede. A SEDH vai ao encontro com o objetivo de sensibilizar os participantes para os temas dos Direitos Humanos. São três focos: educação em Direitos Humanos, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e inclusão das pessoas com deficiência.
Para mobilizar os campuseiros, a Secretaria lança dois desafios. Um é a realização de uma animação de 30 segundos sobre o tema "O que é diversidade para você? Direitos Humanos: Igualdade na Diferença". A animação vencedora será exibida ao lado de filmes premiados na 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontecerá em 20 capitais brasileiras e em outros países, entre novembro e dezembro de 2010. O outro desafio aos participantes do encontro é a criação de um mascote para a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha será lançada, inclusive na internet, em 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na Campus Party, a Secretaria terá um estande para divulgar tecnologias assistivas, ou seja, que permitem o acesso e a inclusão social de pessoas com deficiência. Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover a vida independente e a inclusão delas na sociedade.
No estande, os campuseiros poderão conhecer, por exemplo, como funciona o Livro digital acessível (Lida), livros braille, livros e revistas falados destinados a pessoas com deficiência visual. Poderão ver e conhecer como funciona um site em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros materiais destinados a pessoas com deficiência auditiva. Da mesma forma, serão apresentadas tecnologias que possibilitam o acesso de pessoas com outras deficiências.

A Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SEDH/PR é o órgão do governo federal responsável por articular e coordenar as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. O estande da SEDH conta com a parceria da Caixa Econômica Federal e terá a participação da Fundação Dorina Nowill para Cegos; da editora Arara Azul, especializada em títulos e materiais didáticos e pedagógicos para pessoas com deficiência auditiva; da Acessibilidade Brasil, organização da sociedade civil de interesse público especializada na criação e desenvolvimento de tecnologias assistivas com computador, e da empresa Bengala Branca, pioneira na fabricação e comercialização de equipamentos, produtos e serviços para pessoas com deficiência visual no Brasil.

Considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, a Campus Party Brasil se estende de 25 a 31 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Mais informações sobre o evento e sobre a participação SEDH estão disponíveis no site www.campusparty.com.br.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário