quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Copa amplifica direitos sociais nos sistemas de mobilidade urbana

Comente!

Projetos do governo federal para as cidades-sede dos jogos de 2014 priorizam a garantia da acessibilidade, segurança e inclusão social

Os planos do governo federal para 2014 extrapolam a modalidade esportiva. Entre os temas mais imprescindíveis estão os investimentos em mobilidade urbana, segundo Deusdith de Souza Júnior, diretor da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
Para Souza Júnior, os projetos estruturantes nessa área visam, sobretudo, garantir e ampliar os direitos sociais do cidadão brasileiro, como o transporte, a segurança e a facilidade de deslocamento para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. “É nesse sentido que a Copa vai nos deixar um legado social”, sinalizou.
O objetivo dos investimentos é criar soluções para os gargalos dos serviços de transporte público coletivo. O aumento considerável da demanda de tráfego, congestionamentos nas proximidades dos estádios, estacionamentos lotados e vagas irregulares serão enfrentados com propostas de integração dos modais de transporte urbano. “É preciso empreender uma grande mudança que comporte a qualificação do transporte sobre trilhos, que já avançou muito em São Paulo, novos corredores para ônibus, o que já acontece com sucesso em Curitiba, além da construção de ciclovias, bicicletários, passeios, rampas de acesso, piso tátil, calçadas rebaixadas, passagens em nível e eliminação de barreiras arquitetônicas que limitam a acessibilidade dos cidadãos”, afirmou o diretor.

SEMINÁRIO EM SÃO PAULO

Esses e outros assuntos são destaques da pauta do Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo 2014 no Brasil. A programação é aberta ao público e se estende até esta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da ALESP, o evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.

Fonte: Ministério do Turismo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário