segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Jangada leva cadeirantes para banho de mar em Maceió

Comente!
Eu já divulguei por aqui, mas como hoje passou no Bom Dia Brasil, inclusive com um vídeo, achei interessante repassar!

A embarcação, agora, tem espaço para acomodar duas cadeiras de rodas, cercada por toda a segurança

José Batista, de 35 anos. Luiz Carlos, de 52. Ambos são cadeirantes. Faz tempo que eles sonhavam com algo que estava muito perto deles: as piscinas naturais de Maceió. Mas como chegar lá?
“Quando é que um dia eu vou poder chegar até a beira-mar, pegar uma jangada e conhecer as piscinas naturais?", questiona o gestor de marketing José Batista.
"Conhecer, realmente, isso que é uma atração turística da nossa cidade de Maceió", comenta o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas Luiz Carlos Santos.
O caminho do sonho de José e Luiz começou a aparecer quando um arquiteto carioca teve uma idéia inusitada.
"Fui ao primeiro encontro internacional de pessoas com deficiência em Brasília. Aqueles quatro dias convivendo com 800, 900 pessoa com deficiência me trouxe uma grandeza interior e pessoal tão grande", lembra o arquiteto Jorge Luiz Silva.
Essa "grandeza" tomou forma de jangada. Tem 6,5 metros de comprimento, dois de largura e, finalmente, deu acesso a quem não pode frequentar a praia.
A solução foi encontrada ali mesmo. Bastou adaptar o transporte tradicional da Praia de Pajuçara. Uma embarcação, agora, com espaço para acomodar duas cadeiras de rodas, cercada por toda a segurança.
É um trajeto de dois quilômetros, inesquecível. Aquele desejo que parecia tão distante finalmente chegou à piscina natural da orla de Maceió.
"Justamente como eu sonhava. É ainda mais bonita", atesta o gestor de marketing José Batista.
"Hoje a gente pode dizer que Maceió, em termos de acessibilidade, pelo menos no turismo, é um lugar onde a gente possa desfrutar com a família", elogia o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas Luiz Carlos Santos.
E na empolgação do passeio, José esqueceu algo importantíssimo: o calção de banho. Mas agora dá para voltar sempre que quiser.



Fonte: Bom Dia Brasil - 08/02

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário