quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Na batida da diversidade

Comente!

Quem acha que deficiência e Carnaval não dão samba não é bamba! Em 2010, o maior evento cultural do país contará com atrações inclusivas para pessoas com deficiência.

Em São Paulo, os foliões paulistanos vão poder contar com o aumento dos lugares reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Todos os setores do Sambódromo estão com lugares reservados para esse público (até o ano passado eram três setores). No total serão 70 vagas para cada noite.
Outra novidade é o acesso que será facilitado por transporte gratuito em vans do Atende (Serviço de Atendimento Especial da Prefeitura de São Paulo). Os veículos farão os trajetos de ida e volta entre as estações Tietê e Barra Funda do Metrô e o Sambódromo. O serviço também fará o trajeto do estacionamento do Parque Anhembi até o Sambódromo. E para facilitar ainda mais o trajeto dos cadeirantes foliões a entrada nos setores também estará adaptada com rampas e portões mais largos.
E para quem quer sair na avenida, a Leandro de Itaquera, escola da zona leste de São Paulo, fundada em 1982, apresenta há nove anos a ala Roda Viva, formada por 50 cadeirantes e 50 acompanhantes
“Ha ha ha! Hi hi hi! Sou Embaixador e quero ver você sorrir”. Este será o enredo da Embaixadores da Alegria, primeira escola de samba do mundo voltada às pessoas com deficiência e seus familiares. De 1,3 mil integrantes, 900 têm algum tipo de deficiência.
Neste carnaval a escola carioca irá abrir o desfile das campeãs no dia 20 de fevereiro e promete abalar a Sapucaí com um carro alegórico de 15 metros e uma capa acoplada que lembra uma rampa gigante com capacidade para levar 20 pessoas. Além disso, a alegoria possui diversos elementos sensoriais, como perfume e letreiros em braile. É totalmente seguro e suporta uma tonelada. O responsável pelo primeiro carro alegórico totalmente adaptado é o artista plástico Otávio Avancini.
E, claro, não podíamos esquecer do maior carnaval do Brasil. Na Bahia, o Bloco Buscapé reúne cerca de mil foliões, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Para o Carnaval de 2010, foi eleito o tema: “Estou caminhando e escutando o Buscapé me chamando...”. O desfile do bloco acontece no dia 13, nas ruas do Pelourinho.
Saindo das grandes capitais a folia não é diferente, em Santana do Parnaíba, o empresário Ibraim Abou Jock criou o Bloco do Ibraim “Me Segura Se Não Eu Caio”, formado pelas pessoas com deficiência da região metropolitana de São Paulo. No ano passado, o bloco desfilou pelas antigas ruas da cidade e contou com a participação de mais de 300 foliões. O desfile ainda contou com um carro alegórico em formato de uma cadeira de roda gigante. Esse ano haverá a 2º Edição do Bloco do Ibraim "Me Segura Se Não Eu Caio".

Trocando de avenida

A Guardiã da Avenida Paulista, Julie Nakayama, dá dicas para as pessoas com deficiência saírem de casa e curtir o carnaval
Acostumada desde cedo a frequentar desfiles de escolas de samba em São Paulo, a publicitária e guardiã da principal avenida da nossa cidade, Julie Nakayama, não deixa um Carnaval passar batido. Aos nove anos de idade, ela já desfilava no Sambódromo pelo Clube dos Paraplégicos em parceria com a escola de samba Vai-Vai. "Desfilei dos 9 aos 16 anos em alguas escolas aqui de São Paulo. Tudo começou por causa da minha mãe, que adorava desfile, mas depois peguei gosto pela coisa", diz. Hoje, Julie prefere pegar uma praia nesta época, e comentou que um dia pretende ir para Salvador para conhecer o carnaval de lá. Agora, se você vai ficar por aqui, em território paulistano, confira algumas opções da Guardiã de clubes que promovem bailes de carnaval e possuem acessibilidade:

Clube Atlético Paulistano: " O acessso é legal e o teatro do clube é mavilhoso"
Informações: http://www.paulistano.org.br/

Clube Banespa: "Super acessivel, estacionamento com várias vagas especiais"
Informações: http://www.ecbanespa.com.br/

Clube Ypiranga: "Não tem estacionamento dentro, mas o salão do baile é gigantesco"
Informações: Rua Manifesto, 475 - São Paulo - SP, 04209-000(0xx)11 2272-2956‎

Agora, se depois de tudo isso, você ainda preferir ficar em casa, não tem problema: faça uma fantasia, coloque um cd de marchinhas que a sua avó tem guardado e convide amigos. Afinal, o Carnaval é a maior manifestação cultural do nosso país. Isso inclui todos. Vamos fazer de tudo para que a festa em 2010 seja uma manifestação de diversão, cidadania e inclusão!

Acesse:
www.cidadedesaopaulo.com/carnaval/
www.brasilparatodos.com.br/
http://eusouembaixador.blogspot.com/

Fonte: Portal Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário