quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Novo site leva informação e interação aos deficientes

Comente!

Suprir a falta de sites adaptados aos deficientes. Esta é a principal proposta do portal Vida Mais Livre, lançado hoje em São Paulo. O conteúdo do site é formado principalmente por notícias, textos de colunistas e reportagens especiais sobre acessibilidade e demais questões que interessam diretamente aos deficientes.

Vários cuidados foram tomados para que todos possam acessar o portal. O Vida Mais Livre é adaptado ao uso dos programas leitores de tela, que permitem aos deficientes visuais ouvir os conteúdos publicados por escrito na internet, por meio de um sintetizador de voz. Pensando nos deficientes auditivos, a equipe do site só publica vídeos com legendas e transcreve os arquivos de áudio. Há também recursos de zoom de tipografia e contraste de cores, para pessoas com dificuldade de leitura e daltônicos.
Além disso, o site convida os visitantes a interagir. “Todos podem colaborar com o Vida Mais Livre. O conteúdo é pronto para o compartilhamento e as pessoas podem contar suas experiências pessoais”, afirma Simone Freire, diretora da Espiral Interativa, agência criadora do site. “Há também a seção Flagra, na qual o visitante pode enviar, por exemplo, um vídeo de uma pessoa estacionando em uma vaga para deficientes, entre outras irregularidades”, completa Simone.
O portal conta com o apoio do Instituto Mara Gabrilli, voltado à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A fundadora do instituto, Mara Gabrilli, destacou a importância de iniciativas como o Vida Mais Livre: “Quanto mais gente tem informação, mais temos estímulo ao crescimento individual. Não adianta só ficar colocando rampas e arquiteturas acessíveis. Aquilo de que mais precisamos é, na verdade, subjetivo”.

http://www.vidamaislivre.com.br/


Fonte: Revista Sorria

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário