quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tecnologia da informação facilita inclusão de deficientes

Comente!
Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York

Encontro em Paris reúne especialistas da indústria tecnológica para debater metas internacionais voltadas à implementação de políticas de acesso à informação e conhecimento aos deficientes; segundo a Unesco cerca de 10% da população global tem algum tipo de deficiência.

Começou nesta segunda-feira em Paris um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, para debater a facilitação da inclusão social para pessoas com deficiências através do uso da comunicação e tecnologia da informação.
O evento de dois dias reúne especialistas mundiais da indústria tecnológica, instituições educacionais e organizações não-governamentais.

Integração

Segundo a Unesco cerca de 10% da população global tem algum tipo de deficiência, a maioria em países em desenvolvimento.
A agência da ONU informa que as tecnologias da informação, com metodologias adaptadas, podem oferecer aos deficientes a capacidade de compensar limitações físicas ou funcionais.
O resultado é a ampliação das atividades disponíveis a essas pessoas e, como consequência, maior integração social e econômica nas comunidades.

Fundamentais

O especialista em tecnologia da informação da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Pedro Milliet, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que as novas ferramentas são fundamentais para a acessibilidade dos deficientes visuais.
“Para o deficiente visual o acesso através de recursos de computação, da informação, o acesso de textos, o acesso de livros se torna muito mais amplo do que ele tinha até então que era o braille. Apesar de ser fundamental na vida de um deficiente visual, o braille tem dificuldade de portabilidade, você imagina que um dicionário tem mais de 50 volumes e tem dificuldade de produção, já que é uma opção cara”, afirmou.
Setenta e nove países ratificaram a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas com Deficiências.
O objetivo do encontro em Paris é discutir como os Estados membros podem realizar metas internacionais voltadas à implementação de políticas, para permitir maior acesso à informação e conhecimento aos deficientes.

Fonte: Envolverde/Rádio ONU
Referência: Agência Inclusive

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário