terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Projeto facilita acesso de pessoas com deficiência às praias do Litoral Norte

Comente!



Ilhabela é a primeira cidade da região a receber essa iniciativa


Um projeto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Associação dos Amigos dos Excepcionais quer facilitar o acesso dessas pessoas às praias. Na região, a primeira cidade a receber essa iniciativa é Ilhabela.
O sol brilha forte, o vento que balança as palmeiras é a brisa que expanta o calor de 32ºC. O mar é o protagonista deste espetáculo. A paisagem é conhecida. Mas será que dá para sentir tudo isso só com os olhos? Como é estar assim tão perto e tão distante do mar?
"Ficar longe e não poder tocar é difícil, é ruim e eu não quero pra ninguém, não", diz Luís Ferreira, marinheiro aposentado.
Ele perdeu uma das pernas por causa do diabetes. E depois disso, ficou dez anos sem visitar a praia.
"Tinha lebrança de tudo, dos meus companheiros no mar, de navegar novamente".
Em Ilhabela, o projeto coloca cadeiras especiais à disposição das pessoas com deficiência para chegar até a água.
E com uma cadeira especial lá vai o ex-marinheiro Luís. Ele entra com a cadeira no mar, até se soltar. Brinca feito uma criança. Junto com ele, estão outros cadeirantes. A água parece que acolhe, refresca, acarinha, diverte.
"Não tem sensação melhor, não tem explicação, dá mais prazer de você viver; só Ele mesmo é que pode mandar isso pra gente", diz emocionado.
Em Ilhabela as cadeiras especiais ficam até o dia 31 de março, aos sábados e domingos, na praia do Perequê.
O município que se interessar em ter uma cadeira adaptada deve entrar em contato com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A contrapartida é que a praia deve ser própria para o banho, ter acessibilidade para os cadeirantes e a presença de um facilitador, para acompanhar.

Fonte: VNews

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário