quinta-feira, 11 de março de 2010

Campanha "Iguais na diferença" recebe dois importantes prêmios de publicidade

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Campanha, que utiliza audiodescrição, narração em libras e legenda diferenciada, é destaque no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no 25º Prêmio Colunistas Brasília.

Campanha da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) é destaque no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no 25º Prêmio Colunistas Brasília.
Lançada há um ano pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e pela então Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) para estimular a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a campanha "Iguais na diferença" foi o primeiro filme desenvolvido no Brasil acessível às pessoas com diferentes ajudas técnicas - utilizando recursos como audiodescrição, narração em libras e legenda diferenciada.
A Campanha foi premiada em dois importantes eventos da área da comunicação em 2009: o 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e o 25º Prêmio Colunistas Brasília. No 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado - 2009, a peça recebeu certificado de premiação com Menção Honrosa na categoria "Peça individual - comunicação social - educação". Já no 25º Prêmio Colunistas Brasília - 2009, a campanha recebeu medalha de bronze na categoria "Produtos e Serviços Comunitários".
Na peça foram utilizados recursos de audiodescrição - recurso em que a pessoa com deficiência visual aciona a tecla SAP de seu televisor e é capaz de escutar a descrição das cenas; narração em libras e legenda diferenciada, colocada em situações ilustradas do filme (na camiseta da pessoa com deficiência visual, na capa do caderno do cadeirante, no letreiro do ônibus etc).
Instigante a questão da inclusão das pessoas com deficiência, mas também pelo fato de terem premiado uma Campanha exemplar com relação ao formato - que inova ao utilizar vários recursos de acessibilidade simultâneos", declarou Izabel Maior, Subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ao saber da premiação.
A campanha faz uso de versos da música "Condição", de autoria do cantor e compositor Lulu Santos, em diversos planos, como num clipe que exibe cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência.
Além do filme, o plano de mídia foi composto por spot e anúncios de página dupla para revistas. Nessas peças, pessoas com deficiência (cadeirantes, pessoas com deficiência visual, auditiva, entre outros) seguram cartazes com palavras dos versos de "Condição".



Fonte: Blog da Audiodescrição

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

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