terça-feira, 2 de março de 2010

Cientistas animados com poder da mente

Comente!
Pesquisadores esperam que, no futuro, uma pessoa opere equipamentos, como um computador ou uma cadeira de rodas elétrica, usando apenas a força do pensamento

Cientistas americanos ficaram animados com o resultado de estudos sobre o poder da mente. O correspondente Luís Fernando Silva Pinto explica por quê.
Foram sete anos de pesquisa na universidade de Maryland. O professor José Contreras-Vidal conseguiu decifrar as mensagens elétricas que são geradas quando o cérebro dá o comando para o corpo fazer um determinado movimento.
Até agora, isso só era possível com eletrodos inseridos dentro do cérebro ou da medula espinhal. Agora, o cientista mexicano fez isso com uma técnica não invasiva, com sensores colados à pele do paciente.
Enquanto o estudante faz o teste usando os dedos, a atividade elétrica do cérebro dele é registrada num computador. O passo seguinte é acionar um dedo eletrônico. Dentro de alguns meses, isso vai ser feito sem o estudante usar o dedo dele. Ele vai pensar no botão que ele quer apertar e toda a atividade vai acontecer.
O que os pesquisadores esperam é que, no futuro, a técnica permita que uma pessoa opere equipamentos, como um computador ou uma cadeira de rodas elétrica, usando apenas a força do pensamento.
Dentro de três a cinco anos, os cientistas esperam sair da fase de teste e produzir um aparelho que possa ser usado por pacientes com paralisia.
Os principais beneficiados, diz o professor Contreras-Vidal, serão os que sofreram um derrame, tiveram um braço amputado ou os que sofrem de mal de Parkinson



Fonte: G1

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário