quarta-feira, 31 de março de 2010

E o vencedor é....

Comente!
A cerimônia de entrega do III Prêmio Sentidos aconteceu na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo

Uma noite muito especial com histórias e exemplos de superação. Assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Sentidos 2010, que aconteceu no dia 30 de março, no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. A festa de encerramento do Prêmio foi abrilhantada com a revelação de grandes talentos, que contou com a presença de familiares e amigos de pessoas com deficiência, personalidades, instituições e empresas ligadas ao setor.
A terceira edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à segunda edição realizada em 2009. No total foram 787 inscrições recebidas pela internet e por cartas nas 6 categorias disponíveis para participação do público - Gente como a Gente, Talentos Especiais (Artes, Literatura e Esportes), Menção Honrosa (Empresas e Organizações do Terceiro Setor). O Prêmio recebeu inscrições de 13 Estados da Federação.
Assim como nas últimas edições do prêmio, que é uma iniciativa da revista e site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala, Flow Design, Áurea Editora e Trama Comunicações, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência.
Na categoria "Gente como a Gente", a vencedora foi Isis Maria de Almeida Ramos, de Campinas (SP). Portadora de Artrogripose múltipla congênita, ela conseguiu vencer as barreiras do preconceito, estudando, dançando e sonhando com a formação de educadora para transmitir sua experiência de vida a alunos com deficiência. Hoje, trabalha na Prefeitura Municipal de Paulínia como professora de educação especial na inclusão de bebês com deficiência na estimulação precoce. "Sinto uma alegria que não cabe dentro de 1, 70. Estou realmente muito feliz por receber esse Prêmio"disse Isis, agradecendo a Comissão Julgadora do Prêmio Sentidos e todos que estavam presentes.
Além das seis categorias, a terceira edição ainda contou com a participação do "Júri Popular", compartilhando com os internautas do site Sentidos, a responsabilidade de eleger os destaques do ano. E o público premiou na categoria "Artes", a finalista Iasmin Carneiro Freitas, que também foi a vencedora escolhida pela Comissão Julgadora. Iasmin, de Ceres (GO), nasceu prematura com dificuldade respiratória e fenda palatina. Foi diagnosticada como portadora da Síndrome de Stickler e Sequência de Pierre Roubin. Ela possuía fenda palatina, 23 graus de miopia em ambos os olhos, respostas auditivas ausentes bilateralmente. Sua mãe a colocou em contato com a música. Hoje aos 9 anos tem um ótimo desempenho com o piano.
Durante a cerimônia, representantes de organizações do terceiro setor, empresas e pessoas que trabalham em prol da inclusão social também foram homenageadas pelo prêmio. Entre elas estavam a consultora de inclusão social Flavia Cintra, que atualmente desenvolve trabalho de consultora para a novela Viver a Vida, da Rede Globo, e o autor da mesma novela, Manoel Carlos.
E como o Prêmio Sentidos reconhece talentos e superações, uma importante pessoa não poderia ficar de fora. Na categoria "Troféu Especial", subiu ao palco para receber a homenagem o publicitário e radialista Dudu Braga. Filho do cantor e compositor Roberto Carlos, Dudu que tem deficiência visual, atua na Rádio Nativa FM e apresenta o Programa Vida em Movimento, da TV Cultura, que mostra os benefícios e a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência de forma inclusiva.
O segundo "Troféu Especial" foi entregue para a Prefeitura Municipal de Socorro, representada por sua prefeita, Marisa de Souza Pinto Fontana. Nos últimos anos a prefeitura tem realizados em parceria com a AVAPE, importantes projetos voltados para a acessibilidade da pessoa com deficiência na cidade.
Os idealizadores do Prêmio Sentidos: Marcos Gonçalves, presidente da Federação Nacional das AVAPES (FENAVAPE), membros da Comissão Organizadora e todos presentes à cerimônia - agradeceram o público presente. O evento contou ainda com outras várias personalidades que comporam a mesa de honra do Prêmio Sentidos e que representam o segmento da deficiência como o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Marcos Belizário, a Secretária de Estado da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Batistella, que foi representada pelo coordenador de acessibilidade da Secretaria, Marco Antonio Pelllegrini, a presidente da AVAPE, Sylvia Cury, e Lemos Britto, da Lemos Britto Multimídia Congressos e Feiras.

Os vencedores das seis categorias:
Talentos Especiais - Artes: Iasmin Carneiro Freitas, portadora da Síndrome de Stickler e Sequência de Pierre Roubin, de Ceres (GO).
Talentos Especiais - Esportes: Edson Dantas de Oliveira, deficiente físico, de São Paulo (SP).
Talentos Especiais - Literatura: Thiago Ribeiro Santos, que tem deficiência múltipla, do Rio de Janeiro (RJ).
Gente como a Gente: Isis Maria de Almeida Ramos, portadora de Artrogripose múltipla congênita, de Campinas (SP).
Menção Honrosa - Empresas: Museu de Arte Moderna, que desenvolveu o programa Igual Diferente que visa possibilitar aos usuários de instituições para uma participação em cursos de arte, de São Paulo (SP).
Terceiro Setor - Menção Honrosa - Instituições: Associação Adaptação e Surf, que promove a inclusão de pessoas com deficiência permitindo o acesso ao lazer, esporte e cultura.

Saiba mais sobre os vencedores:

Categoria: Artes

IASMIN CARNEIRO FREITAS
Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Ceres/GO
Sua história: Nasceu prematura com dificuldade respiratória e fenda palatina. Até os cinco meses de idade não dormia bem e tinha dificuldades para mamar. Foi diagnostica como portadora da Síndrome de Stickler e Sequência de Pierre Roubin. Ela possuía fenda palatina, 23 graus de miopia em ambos os olhos, respostas auditivas ausentes bilateralmente. Sua mãe sem a colocou em contato com a música. Hoje com 9 anos de idade tem um ótimo desempenho com o piano.

Categoria: Empresas

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Projeto de Inclusão: Desenvolveu o programa Igual Diferente que visa possibilitar aos usuários de instituições para uma participação em cursos de arte. Um exemplo de curso é o Aprender para Ensinar: destinado à formação de educadores surdos para mediar a relação público-obra de arte no espaço do museu, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Categoria: Esportes

EDSON DANTAS DE OLIVEIRA
Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Sua história: Sofreu um acidente que o levou à amputação da perna direita. Após colocar a prótese e passar por um longo processo de reabilitação, recuperou sua auto-estima e voltou a trabalhar, jogar bola e exercer suas atividades cotidianas. Em 2000, começou a se dedicar à corrida. Além das vitórias pessoais, é considerado um dos melhores atletas brasileiros amputado de membro inferior nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros. Também é representante do Projeto Próximo Passo, que desenvolve e executa ações e contribui para a melhoria da vida das pessoas com deficiência. Edson é bicampeão da Maratona de Nova York.

Categoria: Gente como a Gente

ISIS MARIA DE ALMEIDA RAMOS
Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: Campinas/SP
Sua história: Portadora de Artrogripose múltipla congênita, ela conseguiu vencer as barreiras do preconceito, estudando, dançando e sonhando com a formação de professora para transmitir sua experiência de vida a alunos com deficiência. Formou-se em Pedagogia, foi aprovada em concurso, na Prefeitura Municipal de Paulínia como professora de educação especial atuando na inclusão de bebês com deficiência na estimulação precoce. Locomove-se com autonomia em seu carro adaptado. Participa efetivamente no movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Sendo a artrogripose uma deficiência pouco pesquisada e disseminada no Brasil, faz de sua vida uma instigante fonte de conhecimento.

Categoria: Literatura

THIAGO RIBEIRO SANTOS
Tipo de Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Autor de ESPERANÇA SEM FIM traz o depoimento de uma batalha sem trégua pela conquista de cada dia. Em meio há uma vida que muitos julgam ser difícil por causa do acidente que o deixou tetraplégico. Para ele, a verdadeira força vem da esperança do amor e de transformar o impossível em possível. Visando uma vida melhor e querendo compartilhar sua experiência com outras pessoas criou um blog, como forma de demonstrar ao mundo que enquanto há vida há Esperança Sem Fim. www.espelhodaseras.blogspot.com.

Categoria: Terceiro Setor

ASSOCIAÇÃO ADAPTAÇÃO E SURF
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua atuação social: Fundada em 2007 a instituição promove a inclusão de pessoas com deficiência permitindo o acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza. Realiza projetos socioambientais nas áreas de surf adaptado, acessibilidade das praias e preservação. Com aulas gratuitas de surf, atividades de lazer nas praias e mutirões de limpeza das mesmas. Já beneficiou mais de 200 pessoas diretamente com as atividades realizadas nas praias Cariocas e atualmente 20 alunos participam das aulas de surf.

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário