sexta-feira, 26 de março de 2010

Espeleoinclusão em parque estadual

1 comment
Caverna do Diabo é avaliada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia

A caverna já possui iluminação, piso regular e adaptações como rampas e banheiros ( Jornal A Tribuna )

O Parque Estadual Caverna do Diabo, depois de ganhar, neste mês, um plano de manejo e melhorias em sua infra-estrutura, teve a visita da Comissão de Espeleoinclusão da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A intenção foi avaliar especificamente as estruturas de acesso aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) no interior da Gruta da Tapagem (mais conhecida como Caverna do Diabo).
Na próxima edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Rea Tech), que acontece entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a SBE vai apresentar o trabalho realizado na Caverna do Diabo. O objetivo é atrair parceiros para realização de estudos mais aprofundados ou a criação de equipamentos auxiliares para a visitação dos PNE’s nas cavernas daquela região do Estado de São Paulo.
Para a cadeirante Érica Nunes, que coordenou a comissão da SBE, “a caverna é uma beleza impressionante e já possui no interior algumas facilidades como iluminação artificial, espaço físico amplo e piso regular”, disse. Na área externa ela também algumas adaptações importantes como rampas no centro de visitantes e sanitários. A única ressalva, no interior da caverna, diz respeito a algumas escadas irregulares e em curvas.
Segundo o gestor do Parque Caverna do Diabo, Josenei Gabriel Cará, que acompanhou o trabalho da comissão da SBE, a questão da acessibilidade foi amplamente discutida durante a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico. Para ele, a visita da SBE ao parque trará subsídios para os estudos de adaptações de acessibilidade aos PNE’s

Fonte: EPTV.COM

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Estava procurando uma matéria sobre os cadeirantes na África e achei seu blog. Parabéns pela iniciativa, meu parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir