domingo, 14 de março de 2010

Ex-BBB supera limites após acidente

4 comments
No jornal Agora saiu uma reportagem sobre o Fernando, escrita pelo jornalista Jairo Marques ( http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br), como achei bem interessante, transcrevi algumas partes para vocês.
Leia essa matéria completa no Agora de domingo, 14 de março.


Uma noite de bebida em excesso. Um carro a 100 quilômetros por hora. Uma árvore. Ausência do cinto de segurança. Esses ingredientes, em questão de segundos, causaram uma guinada na vida do ex-BBB Fernando Fernandes, 28 anos, que hoje, oito meses depois de um acidente numa avenida da capital paulista, está paraplégico.
Há pouco mais de uma semana, o modelo profissional e esportista que em 2002 participou do reality show "Big Brother Brasil", da TV Globo, viveu seu primeiro dia na nova casa sem escadas, em Moema (zona sul de SP).
Fernandes acabara de ter alta do hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, onde ficou por seis meses fazendo reabilitação motora e, mais importante, aprendendo a conviver com o novo corpo. No momento, o mais complicado não é a adaptação à cadeira de rodas, segundo ele. "Quem vê de fora acha que a dificuldade é estar aqui sentado. Mas não vejo problema nenhum. O duro é você voltar a controlar sua bexiga, seu intestino, que também dependem das suas ordens cerebrais [afetadas com a lesão do acidente]. O que não é visto, muitas vezes, é bem mais complicado."
.....

Apesar da lesão recente, que atingiu a vértebra T-12 e o deixou paraplégico, com sensibilidade restrita da cintura para baixo, somente as pernas de fernando estão mais finas, com 15 kilos a menos. O tronco ele conseguiu manter em pleno vigor físico. Fez exercícios ainda na cama do hospital, poucos dias após o trauma. Um mês depois do acidente, já se exercitava na maca. Agora, voltou a praticar esportes\; canoagem e remo adaptados, boxe e corrida.
" Tenho certeza que vou disputar a Paraolímpiada...Era modelo e fazia esporte por prazer, agora quero me sustentar dele. Com três meses de lesão, corri a São Silvestre em cadeira de rodas, desengonçado ( ficou em sexto ). Vou para Portugal em abril treinar canoagem adaptada por dois meses.
.......

A busca pela cura a qualquer preço, não está nos planos do modelo. "Ainda falta muito para começarem a curar lesões medulares. Tem gente se arriscando, fazendo tratamentos experimentais, cujo resultado ninguém sabe.
.........

"A família é tudo num momento como este. Ter um ombro para chorar, ter carinho foi fundamental."
O ex-BBB ainda quer ser pai. "Sei que é possivel e vou fazer de tudo para ter filhos. Adoro criança."
"Não fazia idéia de como era a vida sexual de um cadeirante. Hoje tenho plena consciência de que sexo não é só penetração. Fui descobrindo outros meios de ter prazer. Agora me tornei um rapaz muito mais talentoso ( risos ). É preciso redescobrir a sexualidade."

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

4 comentários:

  1. Amore, essa matéria é da Folha, do caderno Cotidiano, jairão que entrevistou,ok?! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a superação do Fernando... Adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Tabs, a fonte dessa matéria é do Agora. Depois de ter postado, entrei no Blog do Jairo e vi o post dele. Na hora mandei um email para ele....
    Ele me respondeu que o Agora é do mesmo grupo da Folha, por isso saiu nos dois lugares.
    Ele disse que eu podia deixar o post....
    Obrigada lindona....
    Bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Quero dizer q minha linda irmã é deficiente,casada,duas filhas lindas e um astral invejável.Pelo contrario do que se pensa,ser deficiente não é ser coitadinho,mas sim um vitorioso em tudo que faz,bjos......

    ResponderExcluir