sábado, 6 de março de 2010

Exposição de Arte

Comente!

Começou dia 3 de março no Centro Cultural Justiça Federal, localizado no Centro do Rio de Janeiro, a Exposição de Arte Muito Especial, que reúne mais de 100 obras feitas por 27 artistas com deficiência de diversas partes do Brasil. A exposição traz quadros, esculturas, fotografias e tapeçaria distribuídos por cinco salas, em uma estrutura acessível que conta com placas e material em braile, intérprete de libras e monitoria para os visitantes.
A exposição acontece de terça a domingo do dia 3 de março a 11 de abril, das 12h às 19h e tem o patrocínio das empresas, Neoenergia, Light e Eletrobrás e conta com o apoio da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Lei estadual de incentivo a cultura.
É esperada uma visitação expressiva durante o período da exposição, devido ao sucesso da vernissagem que aconteceu ontem e reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre artistas e convidados, a atriz Cláudia Alencar e o cantor Gabrielzinho do Irajá também prestigiaram o evento iniciado as 19h com um breve cerimonial aberto com o discurso do Presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa, que falou sobre a idealização do projeto e agradeceu aos patrocinadores: “Idealizei este projeto desde 2006, e graças a Neoenergia, a Light e a Eletrobrás foi possível realizar essa exposição, que pretendo reeditar em outros estados”, declarou.
Depois foi a vez do Desembargador Andre Fontes, Diretor Geral do Centro Cultural Justiça Federal, falar sobre a sua satisfação com o evento, seguido pelo Presidente da Neoenergia, Marcelo Correa, ambos demonstraram muita entusiasmo ao falar do projeto. O Superintendente da Light, Eduardo Camillo, também se pronunciou “A Light comprometida com a acessibilidade está patrocinando com alegria essa exposição”. Finalizados os discursos as salas de exposição foram abertas e começou a ser servido o coquetel, enquanto o saxofonista Glauco Cerejo, artista com deficiência visual, tocava.
Durante a vernissagem era possível perceber a alegria dos artistas e o entusiasmo dos convidados com as obras expostas. A pintora Deuseni Felix que desenvolve seus quadros baseada em pesquisas sobre a cultura indígena, era uma das mais emocionadas. “Recebi o convite do Diretor do Centro Cultural para uma exposição individual”, revelou. Durante o evento vários artistas foram solicitados para fotos e entrevista, além de receberem propostas para expor suas obras.

Paralelo a exposição ocorrerão as seguintes atividades:

1- Visita orientada pelo curador: Dia 17/03
2- Projeto Reconhecendo a Biblioteca: Um Papo para Todos - 18/03, as 19hs;
3- Oficina de Cerâmica Olhos das Mãos com Rose Queiroz – Dias 12/03 e 01/04, das 14hs30 ás 17hs;
- Dias 07/03, 06/03, 05/03, 26/03 e 09/04, das 17 as 19hs30.
4- Oficina de Pintura com Marcelo Cunha:
- Dias 03/03, 05/03, 07/03, 24/03, 26/03, 07/04 e 09/04 das 14hs30 às 17hs00;

As oficinas têm entrada franca e as inscrições serão feitas no local do evento.

Fonte: Instituto Muito Especial

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário