quarta-feira, 24 de março de 2010

Nilton Câmara

1 comment

Na Revista Sentidos deste mês saiu uma reportagem sobre o Nilton Câmara, uma pessoa iluminada, que desde muito cedo tem grande comprometimento com as causas sociais. Dedica-se à comunidade surda há 12 anos, como intérprete de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais ).
Entrei em contato com o Nilton, que gentilmente me enviou um release para eu poder compartilhar com vocês.

Um cearense de sucesso em São Paulo

Nilton Câmara ministrará oficinas e participará como finalista do III Prêmio Sentido na categoria de arte em São Paulo

Quem disse que não é possível cantar com as mãos? Ou ainda, que não podemos musicalizar o nosso corpo? Nilton Câmara vem demonstrando que é possível. Nilton é um jovem cearense que, com apenas 28 anos de idade, tem sido um exemplo de uma pessoa bem sucedida quando o assunto é LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Ainda adolescente, decidiu dedicar sua vida aos surdos. Ele conseguiu enxergar o quanto essas pessoas são especiais e que essa deficiência não é motivo de ter uma vida limitada ou triste, por isso iniciou um trabalho em 1998 nas igrejas, quando avistou um grupo de surdos, em uma igreja local. Nesse momento, descobriu seu verdadeiro designo aqui na terra, sua vida tinha um propósito: levar a palavra de Deus para aqueles que não ouviam.
Intérprete de LIBRAS, Nilton Câmara é reconhecido pelo seu trabalho de qualidade desenvolvido com os surdos, além de ministrar palestras e oficinas com temas diversificados e atuais.
A musicalidade tem sido uma ferramenta de inclusão e um grande desafio também.
Hoje, seu trabalho é reconhecido em todo o país. Além de trabalhar como intérprete, decidiu dedicar toda a sua vida acadêmica na área de LIBRAS: é membro da Comunidade Cristã Videira; Coordenador do Grupo de Dança Surdos Videira; Mestrando em Linguística Aplicada na UECE - Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Letras na UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Especialista em Linguística e o Ensino da Língua Portuguesa na UFC - Universidade Federal do Ceará, Bacharel em Teologia pela STBC - Seminário Teológico Batista do Ceará, Aprovado no PROLIBRAS (MEC): Proficiência em Tradução e Interpretação na categoria fluente em LIBRAS e Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS - ambos em nível superior completo.
Nilton Câmara estará em Sorocaba-SP ministrando oficinas de Capacitação na Área da Surdez e da Língua Brasileira de Sinais., nos dias 27 e 28 de março, na Igreja Evangelho Quadrangular, localizada na Avenida Arthur Bernardes.
Nesse evento acontecerão 2 dias de aprendizado para as pessoas que tem interesse nessa área. No dia 27 (sábado) serão abordados os seguintes temas: Musicalidade na LIBRAS, Cultura e Identidade Surda, Classificadores e o Intérprete na Língua de Sinais. E, para encerrar, a oficina no dia 28 (domingo),haverá temas diversificados como: O Ministério de Surdos, Louvor e Adoração, Evangelismo de Surdos e Interpretando a Pregação. Ambos os dias serão divididos em dois momentos: a parte teórica e a prática

E muitos são os acontecimentos que têm marcado a vida desse jovem. Será o único finalista cearense a participar do III Prêmio Sentido na categoria Arte. Foram 787 trabalhos inscritos de toda parte do Brasil. A premiação acontecerá no dia 30 de março em São Paulo. A cerimônia realizar-se-á no Memorial da América Latina, onde fica localizada a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Em razão dessas grandes conquistas, tornou-se referência nacional do trabalho musical para surdos, sendo o pioneiro no Estado do Ceará e em todo o Brasil e, aos poucos, ganha reconhecimento também no exterior. Sua carreira tem se destacado através de diversos meios de comunicação e campanhas publicitárias.
Em seu currículo musical, Nilton Câmara ministrou ao lado de vários cantores e bandas gospel, como, por exemplo, Fernanda Brum, Diante do Trono, Grupo Voices, André Valadão, Aline Barros; atuou em clipes musicais; fez participação especial em musicais infantis; dirigiu e apresentou o musical “Sem voz nossas mãos vencem o silêncio” no 1º Festival Vida & Arte. Em 2007, Nilton lançou seu 1º DVD “Nilton Câmara ao vivo”, com louvores interpretados em LIBRAS, sendo pioneiro no Brasil.
Em abril de 2010, sua carreira completa 12 anos e para comemorar estará lançando o seu 2º DVD com o tema “Grandes Momentos” que traz dez canções temáticas em formato de clipe, todos em língua de sinais, gravadas em HD, utilizando-se de tecnologia 3D, com um documentário em cada faixa.
Com seu carisma e alegria, Nilton Câmara tem conquistado um público bastante diversificado, composto não apenas por surdos, mas também por todos aqueles que admiram o seu trabalho de inclusão e acessibilidade a todas as pessoas com deficiência.

Maiores informações: http://www.niltoncamara.net/ ou (85) 8845.8118 / 9969.4059







Nilton, agradecemos a sua atenção com o nosso Blog e estamos a disposição para divulgarmos esse trabalho tão especial que você realiza. Parabéns!



DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Obrigado, de coração, por tanto carinho; confesso que fiquei bastante emocionado com suas palavras. Que Deus te abençoe mais e mais... e no que precisar, eis-me aqui. Bjão, Nilton Câmara

    ResponderExcluir