quinta-feira, 4 de março de 2010

Origami para crianças cegas

Comente!

Programação do SESC Pinheiros do mês de março conta com oficina de origamis através de histórias para crianças com deficiência visual

A partir desse ano o SESC Pinheiros vem desenvolvendo uma programação dedicada ao público de pessoas com deficiências. Esta programação tem entre suas intenções oferecer oportunidades de lazer e cultura de boa qualidade, levando em conta as especificidades desse seguimento.

Como contar histórias com origamis para crianças cegas

Com um simples quadrado ou retângulo de papel é possível narrar histórias de origamis. A proposta desta oficina é mostrar que o origami pode ser um recurso para alegrar e ensinar dobraduras de papel a crianças deficientes visuais. A prática do origami entre várias características propicia o desenvolvimento da coordenação motora e da noção espacial. Nessa oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer as possibilidades do uso das dobraduras com crianças cegas, agregando a esse exercício a contação de histórias.
Dirigida a pais, educadores e profissionais que trabalham com pessoas com deficiências visuais e/ou áreas afins. Serão dois encontros, sendo que no 2º dia, os participantes terão a chance de colocar em prática o aprendizado com crianças deficientes visuais.

- 19/03, sexta, das 14h às 18h e 20/03, sábado, das 15h30 às 17h30.
- 20 vagas.
- Grátis.
- Inscrições a partir de 12/02 na Sala de Leitura, 2º andar.
- Recomendável a partir de 16 anos.
- Sala de Oficinas, 2º andar.

Oficina de origamis para crianças cegas
Que tal fazer origamis ouvindo histórias legais e divertidas?
Nessa oficina, crianças cegas aprenderão a fazer dobraduras de papel, com exercícios fáceis, a maioria deles sem cola nem tesoura, o que descarta o manuseio com objetos cortantes. Os exercícios são acompanhados de contação de histórias.

- 20/03, sábado, das 15h30 às 17h30.
- 30 vagas.
- Grátis.
- Inscrições na Sala de Leitura.
- Recomendável a partir de 7 anos.
- Sala de Oficinas, 2º andar.

Com Irene Tanabe, contadora de histórias, com formação em Comunicação Social e em Arte e Educação. Participante da Exposição Internacional de Origamis/SP, das Exposições Origami Peace Tree do Rio de Janeiro e da cidade de Iasi, na Romênia. Participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2008 no espaço Ler é a minha Praia e na Feira Nacional do Livro de Jaguariúna contando histórias com origamis. Ministra oficinas e workshops sobre a aplicação do origami nas narrativas.

Ieda Maria de Resende
programação - 3095-9469
SESC Pinheiros

Fonte: Sesc Pinheiros

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário