segunda-feira, 1 de março de 2010

Rio 2016: futuro e legado

Comente!

“Todos os sistemas de transporte público na cidade do Rio de Janeiro terão total acessibilidade até 2016, em conformidade com as Leis Federais que estabelecem a estrutura regulatória de acessibilidade para pessoas com deficiência”.

Antes das partidas decisivas, os craques do futebol, às vezes, prometem gols. No basquete, prometem cestas. O trecho em destaque no primeiro parágrafo integra o capítulo 10 do Sumário Executivo do Comitê Rio 2016, que organiza os Jogos Olímpicos no Rio. Se o comprometimento se tornar realidade, o esporte terá, em seis anos, deixado um importante legado para os cariocas.
Se em outras épocas falou-se em futuro do esporte no País, não há como negar que ele nunca esteve tão próximo. E perder a chance de realizar os investimentos necessários em atletas e infraestrutura agora pode significar a perda de uma oportunidade histórica.
O Conselho Executivo do Comitê Organizador Rio 2016 terá como membro um integrante do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Será estabelecido um painel de especialistas nacionais em acessibilidade para trabalhar em conjunto com o Gerente de Acessibilidade Rio 2016. Além disso, especialistas independentes internacionais revisarão todos os projetos de infraestrutura e de instalações culturais, bem como o ambiente da cidade.
Ainda de acordo com o Sumário Executivo, haverá instalação de banheiros adaptados em uma proporção de um para cada 15 espectadores que necessitem de assentos nesses moldes. Posições excedentes da imprensa e de câmera dos Jogos Olímpicos serão transformados em plataforma de assentos para os Jogos Paraolímpicos.

Acessibilidade em hotéis

Os padrões de acessibilidade do Comitê Paraolímpico Internacional serão aplicados em todos os novos hotéis da cidade, com objetivo de alcançar, pelo menos, 1% de todos os quartos disponíveis com acessibilidade. Requisito semelhante é determinado pelo código de obras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Prefeitura do Rio.
Outra ação do Comitê Rio 2016 é no quesito treinamento. Os procedimentos de verificação de segurança para pessoas com deficiência será assunto abordado entre os profissionais responsáveis por esse setor, de modo a evitar constrangimentos.
Os Jogos Paraolímpicos ocorrerão em sequência aos Jogos Olímpicos, começando em 7 de setembro de 2016. Serão disputadas medalhas em 23 esportes.

Fonte: Eduardo Shor do Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário