segunda-feira, 1 de março de 2010

Shoppings de São Paulo descumprem lei de acessibilidade

Comente!
Fiscalização da prefeitura de São Paulo encontrou diversos problemas. O mais comum é a falta de vagas de estacionamento exclusivas.

Há várias irregularidades em escadas, elevadores, banheiros e outros locais dos shoppings de São Paulo, segundo vêm mostrando blitze da prefeitura, realizada desde o ano passado. Dessa forma, não oferecem acessibilidade adequada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e descumprem vários itens da legislação.
Em vistoria feita em 26 de fevereiro no Iguatemi, há falta de orientação para deficientes visuais em rampas, escadas e elevadores, corrimões na altura errada e barras instaladas incorretamente no banheiro - tudo em desacordo à norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e à lei municipal sobre o tema. Há problemas nos shoppings Anália Franco, Center Norte/ Lar Center e Eldorado. A fiscalização já rendeu multa ao Anália Franco (a multa mensal por descumprimento gira em torno de R$ 3.500 por mês).
A ação da prefeitura verifica também se os shoppings seguem o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre 22 deles e o Ministério Público. Pelo acordo, metade das vagas para deficientes na garagem deve ter algo que impeça outras pessoas de estacionar irregularmente - uma cancela, por exemplo. Até agora, só shoppings que não assinaram o TAC foram vistoriados. A falta de vagas suficientes para pessoas com deficiência é a irregularidade mais comum encontrada (apenas o Center Norte tinha espaços de sobra).

Fonte: Folha de São Paulo
Referência: Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário