quinta-feira, 22 de abril de 2010

Calçada Segura

1 comment

O Programa Calçada Segura, criado em parceria com a AVAPE, é uma referência em acessibilidade

Durante a Reatech 2010 - feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - a Prefeitura de São José dos Campos lançou, em parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), a Cartilha do Programa Calçada Segura.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de construir, recuperar e manter as calçadas da cidade em bom estado de conservação e de acessibilidade a todos, principalmente aos idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, o programa foi implantado em 2007.
A cartilha traz orientações importantes que ensinam o que e como fazer para deixar a calçada segura e acessível para todos. Na publicação você encontra informações relacionadas à divisão, cor, e textura da calçada para facilitar a diferenciação da mesma, principalmente por crianças, pessoas com deficiência e pessoas idosas, sendo que cada faixa destina-se a uma determinada função.
O Programa Calçada Segura tem como multiplicadores, um grupo composto atualmente por 16 idosos, que são multiplicadores do programa. Eles são treinados pela AVAPE para levar a informação sobre o programa e com isso sensibilizar e conscientizar a todos sobre a causa.
O vice-prefeito de São José dos Campos, Luiz Antonio Ângelo da Silva, disse que está satisfeito com o trabalho que vem sendo feito na cidade. "Estamos recebendo muitas ligações e procura por parte de muita gente interessada em tornar a sua calçada segura. O trabalho dos multiplicadores, resultado da parceria com a AVAPE - fundamental para que ele desse certo - está sendo muito positivo. Nessa primeira etapa, estamos atendendo os bairros residências, mas a intenção é prosseguir com esse trabalho por toda a cidade."
A presidente da AVAPE, Silvia Cury, afirmou que o Programa Calçada Segura é uma referência em termos de acessibilidade: "São José dos Campos é um exemplo de cidade que se preocupa com as pessoas, sobretudo as pessoas com deficiência", afirmou.
Já Marcos Gonçalves, presidente da FENAVAPE (Federação Nacional das Avapes), que também esteve presente durante no lançamento da cartilha enfatizou a importância da parceria da AVAPE com a Prefeitura de São José dos Campos na realização do programa e elogiou o mesmo. "Estamos muito felizes com esse trabalho que com certeza pode servir de exemplo para que outras cidades também tornem suas calçadas acessíveis para todos."

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Desculpe Cybelee, mas essa cartilha é uma piada, mudaram a capa, o nome e nunca aconteceu nada. Simplesmente estão transferindo para os munícipes o que eles (poder público) deveriam estar fazendo, no mínimo dando o exemplo e não é isso que está acontecendo por aqui.

    ResponderExcluir