sábado, 24 de abril de 2010

Dica de exposição: Flávio de Carvalho

1 comment

Mostra sobre a obra Flávio de Carvalho, artista e arquiteto brasileiro que revolucionou a arte e a cultura brasileiras na década de 1930 é realizada no Museu de Arte Moderna de SP. Exposição conta com audioguia da exposição, visita dialogada em Libras, educadores treinados e toque em obras do artista.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) faz o resgate das diversas facetas da obra de um dos artistas mais revolucionários de seu tempo: a retrospectiva Flavio de Carvalho, sob curadoria de Rui Moreira Leite. A exposição teve início em 15 de abril e traz cerca de 60 obras e outros 30 itens, aproximadamente, entre projetos, fotos, ensaios e documentos, que atestam a genialidade precursora do artista. Exposição conta com atendimento especial para pessoas com deficiência: possui audioguia da exposição, visita dialogada em Libras, educadores treinados e toque em obras do artista.
O destaque é o projeto arquitetônico classificado em 1934 entre os primeiros colocados no concurso promovido pela prefeitura de São Paulo para escolha do segundo Viaduto do Chá, inaugurado em 1938. A vista do Anhangabaú, até hoje inédita do grande público, é a peça de abertura da mostra, instalada no primeiro grande painel que se pode ver no espaço expositivo.
O artista Flavio de Carvalho (1899-1973) foi um artista anos à frente de seu tempo. Multimídia e provocador, enveredou pelas mais distintas linguagens artísticas (como arquitetura, pintura, escultura, performance, happening, cenografia e teatro) para transcender os valores sociais estreitos que então vigiam em São Paulo e, mais amplamente, no Brasil. Sua formação simultânea em engenharia e pintura, adquirida na Inglaterra (Universidade de Durham, Newcastle upon Tyne), lhe conferiu um senso estético inusual no Brasil de então e uma amplitude de interesses que lhe possibilitou uma abordagem da arte como poucos já haviam experimentado, principalmente em solo nacional.

Serviço
Exposição Flavio de Carvalho (Grande Sala)
Curadoria: Rui Moreira Leite
Quando: 16 de abril a 13 de junho de 2010
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)
Informações: (11) 5085-1300
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Ingresso: R$ 5,50
Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. Aos
domingos, a entrada é franca para todo o público, durante todo o dia
Agendamento gratuito de visitas em grupo pelo tel. 5085-1313 e email educativo@mam.org.br
Site: www.mam.org.br
Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 3 por 2h)
Acesso para deficientes
Restaurante/café
Ar condicionado

Fonte: Portal Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. A Sociedade ainda precisade muitos puxões de orelhas para aprender a respeitar os direitos de uma pessoa com deficiencia....Não basta andar, falar , ouvir e enchergar...basta praticar o respeito...

    ResponderExcluir