sábado, 24 de abril de 2010

“Cubatão Acessível” envolve um conjunto inédito de iniciativas

Comente!

Iniciativa pretende ampliar a acessibilidade na cidade de Cubatão, em São Paulo.

Com a assinatura de várias Ordens de Serviço (OSs) destinadas a ampliar o processo de acessibilidade no município de Cubatão e da adesão oficial à Campanha “Acessibilidade, siga essa ideia”, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República — foi lançado nesta segunda-feira, dia 19, o programa “Cubatão Acessível”.
A iniciativa, inédita na região, significa a intensificação de um processo já iniciado na cidade, de enfrentamento “deste grande passivo social, que é a falta de inclusão social e acessibilidade às pessoas com necessidades especiais”, explicou a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva.
As OSs referem-se à contratação das obras de instalação de elevadores no saguão no Paço e nas escolas municipais com dois andares; e ao início da implantação da Rota Acessível na Avenida 9 de Abril, primeira via da cidade a ser totalmente adaptada para uso de pessoas com deficiências, dotada de semáforo sonoro, piso podotátil direcional, rampas, guarda-corpo e calçadas rebaixadas e telefone TDD.
Na solenidade ainda foram assinadas Ordens de Serviço visando à criação de um curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para em um ano capacitar servidores públicos de todos os setores, em especial os profissionais da Educação; e a contratação de profissionais especializados em Libras, para atuarem como intérpretes em todos os eventos públicos. Também foi oficializada a criação do Comitê Gestor de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Município, formado por representantes das secretariais de governo, visando à adequação do Código de Obras da Cidade ao Decreto Federal nº 5.296/2004, que trata da acessibilidade.
Nesse mesmo dia (19), o secretário municipal de Planejamento, Adalberto Ferreira, apresentou as providências já adotadas por esta administração na promoção da acessibilidade: 20 ônibus adaptados no sistema de transporte coletivo (aumento de 700% da frota acessível); início da implantação de rampas, acessos e banheiros adaptados em escolas (as unidades com dois andares ganharão elevadores); aquisição de livros em Braille e cadernos de pauta ampliada; instalação de mais de 1km de calçadas com piso podotátil direcional; e implantação de rampas, guarda-corpo e rebaixamento de calçadas na região central do Município.

Fonte: Site da Cidade de Cubatão

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário