quarta-feira, 7 de abril de 2010

Palestra sobre o Projeto Pendrive F123org

Comente!
Projeto disponibiliza, em pendrives, todo o software que uma pessoa com deficiência precisa para usar um computador

No próximo dia 13/04, terça-feira, às 14 horas, no auditório da Laramara (Rua Conselheiro Brotero, 338 - Térreo), o Sr. Fernando Botelho fará uma apresentação do Projeto Pendrive F123org, que creio tratar-se de um produto bastante interessante para as pessoas com deficiência visual.
Estaremos reunidos com os colaboradores da Laramara e pessoas com e sem deficiência que atuam na área de tecnologia assistiva, interessados no tema.
Teremos grande satisfação em recebê-los caso seja também do seu interesse.

Abaixo segue um resumo do projeto do Fernando.

"Apresentando o Pendrive F123org

O Projeto F123org possibilita o acesso à educação e a oportunidades de trabalho facilitando o uso de tecnologias assistivas baseadas em software livre.

Normalmente pessoas com deficiência visual em países em desenvolvimento são forçadas a usar software gratuito extremamente limitado, já que uma única cópia de um leitor de tela convencional pode chegar a custar o equivalente a três ou quatro computadores. Uma pequena minoria consegue acesso e aprende a usar softwares caros, e assim que tenta encontrar emprego ou fazer um estágio descobre que o preço dessa tecnologia adiciona uma barreira a mais a um processo que já é difícil. O Projeto F123org quebra este círculo de dependência e vulnerabilidade, facilitando o acesso a tecnologias baratas e de fácil uso.
O Projeto F123org disponibiliza todo o software que uma pessoa com deficiência precisa para usar um computador (incluindo sistema operacional, aplicativos, tecnologia assistivas como leitor de tela ou teclado virtual), em pendrives. Uma pequena modificação na seqüência de inicialização do BIOS de um computador, permite que a pessoa com deficiência use praticamente qualquer computador sem a necessidade de instalar nada. O pendrive F123org de 2 ou mais Gigabytes é efetivamente o disco que contém tudo aquilo que o usuário precisa para navegar na Internet e trabalhar com documentos, planilhas eletrônicas, e-mails, e mensagens instantâneas.
Organizações e indivíduos interessados em ajudar a pessoas com deficiência podem concentrar seus recursos e energias em reabilitação, capacitação, e diversas outras áreas, já que software caro deixou de ser um obstáculo. F123org é o acesso democrático à educação e ao emprego na palma da mão."

Fernando H. F. Botelho

Fernando Botelho gerencia projetos nas áreas de redução de pobreza, tecnologia, e deficiência. Ele é especialista em estratégias de baixo custo para uso em grande escala. Atualmente trabalha com a Literacy Bridge e seu próprio Projeto F123org em parceria no Brasil com a Mais Diferenças.
O Fernando foi Diretor Adjunto do Banco UBS em Zurique onde gerenciou a parceria latino-americana entre essa empresa e a Ashoka. Anteriormente ele trabalhou no Centro de Comércio Internacional UNCTAD/OMC, agência da ONU em Genebra, onde desenvolveu a primeira metodologia para a inclusão de pessoas com deficiência na exportação de serviços. Antes de seu trabalho no CCI o Fernando liderou o desenvolvimento de eSightCareers.net em Nova Iorque.
O Fernando já foi palestrante em eventos sobre tecnologia, deficiência, e políticas públicas em 20 países em quatro continentes. Ele é graduado pela Universidade de Cornell e fez mestrado na Universidade de Georgetown.

Fonte: Laramara

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário