quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quem tem boca vai à Roma

Comente!


Rodrigo, morador de Atibaia, no interior de São Paulo, é artista e paraplégico. E faz arte com a boca

O ditado popular "quem tem boca vai à Roma" é antigo e muito conhecido. Geralmente é usado para se dizer que quem sabe se comunicar pode ir a qualquer lugar, evoluir e superar limites. Mas o que nem todos sabem é que tal ditado tem sido passado de forma errada na sociedade; a forma original é "quem tem boca vaia Roma". Sim, com o verbo vaiar. A referência vem da Roma Antiga e seus tempos de decadência. Mas, a versão original não nos importa muito hoje em dia; a forma oralmente passada e reconhecida por nós, aquela que diz que quem se comunica bem supera limites, possuiu muito mais valor na história de Rodrigo, que usa a boca, literalmente, como forma de superação.
Rodrigo Brandão Monteiro tem 30 anos e mora em Atibaia, no estado de São Paulo, cidade a aproximadamente 70 km da capital. Nasceu prematuro de 6 meses. Teve paralisia cerebral e ficou paraplégico. Em 1994, seu quadro de paraplegia se agravou com o surgimento de uma Distonia Muscular Global, dificultando ainda mais os poucos movimentos que lhe restavam.
Sua vida foi cercada das inúmeras dificuldades pelas quais outros milhões de deficientes físicos passam no Brasil; foi negado em diversas escolas quando criança e sempre enfrentou os diversos problemas de acessibilidade das cidades. Tantas dificuldades poderiam ser motivos para ele se acomodar na vida, mas não foi bem assim que tudo ocorreu.
Certo dia, Rodrigo pegou um vaso de flor de sua mãe e tentou pintá-lo segurando os pincéis pela boca. Deu certo. Amigos e parentes começaram a pedir que ele pintasse vasos para que pudessem comprar. A coisa toda, que começou quase como uma brincadeira, foi crescendo e se tornando séria. Então ele resolveu investir. Depois de fazer algumas pesquisas de mercado, que lhe mostraram que sua atividade era realmente inovadora, e de fazer alguns cursos oferecidos pelo SEBRAE, Rodrigo passou a fabricar seus vasos para venda em feiras artesanais e também pela internet.
Há 10 anos Rodrigo se dedica a essa arte. Ele diz que, pela loja virtual não vende muito, mas que nas feiras e eventos de que participa, costuma haver mais pedidos. Seu trabalho pode ser conferido em www.pintandoshop.com.br .
Foi através de simples vasos de flores, que Rodrigo descobriu sua forma única de se comunicar com o mundo. Rodrigo se comunica pela boca, pela qual ele não só fala, mas também cria.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário