domingo, 2 de maio de 2010

Competições esportivas começam a incluir pessoas com deficiência

Comente!

II Maratoninha, que foi realizada em 1 de maio, em São Paulo, contou com 47 competidores cadeirantes, que participaram de prova exclusiva.

A II Maratoninha, uma prova de corrida para crianças entre 6 e 15 anos, promovida pela cidade de São Paulo, que foi realizada em 1 de Maio, contou este ano com 47 competidores cadeirantes, que participarão de prova exclusiva. É a primeira vez que uma competição infantil reuniu um número tão elevado de crianças com deficiência, o que evidencia que as ações pela inclusão começam já a motivar crianças e adultos que antes não tinham opções para práticas esportivas.
Essas crianças integram a Escola de Esportes Adaptados da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), uma entidade sem fins lucrativos que apoia a inclusão de pessoas com deficiência tanto no esporte quanto no trabalho. Segundo Sileno Santos, coordenador de esportes da entidade, um dos objetivos da iniciativa é mostrar aos jovens o atletismo adaptado, atraindo assim mais interessados para a prática:
“Conhecer o esporte adaptado permite despertar o gosto pela prática esportiva, o que facilita processos de inclusão e de sociabilização dessas pessoas, o que se revela um ato de cidadania. Independente de qualquer resultado, ver o sorriso de uma criança ao completar a prova nos motiva a continuar esse trabalho”, assinala Santos.
A Escola de Esporte Adaptado da ADD é a primeira escola do gênero no Brasil e visa o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades para-desportivas, além de artes, dança, teatro, música, inclusão digital e também atividades pedagógicas.
Criada em 1996 pelo professor de educação física Steven Dubner juntamente com a administradora de empresas Eliane Miada, a ADD é uma instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio de práticas esportivas adaptadas, ensino e cursos de capacitação para o trabalho, facilitando o processo de resgate da auto-estima, integração e inclusão social. Em 14 anos de atividades, a ADD tem um total de 11 mil pessoas com deficiência atendidos diretamente e outros milhares indiretamente.


Fonte: Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário