quinta-feira, 6 de maio de 2010

Padarias e bancas de jornal passam por vistoria de acessibilidade na zona norte de São Paulo

Comente!
Em vistorias realizadas recentemente na região da Mooca, zona leste da Capital, 20 padarias foram notificadas por não cumprirem as normas de acessibilidade.

Em 5 de maio, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo, e a Subprefeitura de Santana / Tucuruvi realizaram operação conjunta de fiscalização em acessibilidade nos três distritos que compõem a região – Santana, Tucuruvi e Mandaqui. Foram vistoriadas especialmente as bancas de jornal e padarias.
Nas padarias, a questão é a quase total falta de acessibilidade física para cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida. Poucos estabelecimentos preocupam-se em eliminar degraus na entrada, garantir espaço de circulação interna ou instalar sanitários adaptados. Em ação realizada recentemente, na subprefeitura da Mooca, zona leste, 20 padarias foram notificadas por não atenderem às normas de acessibilidade.
O principal problema das bancas de jornal é o espaço que ocupam nas calçadas, impedindo a livre circulação de pedestres, sobretudo as pessoas com mobilidade reduzida. Em casos extremos, o posicionamento da banca atrapalha a travessia segura em esquinas ou obriga as pessoas a abandonar a calçada e circular pela rua.

Conscientização

O secretário da SMPED explica que, embora a operação conte com a presença de fiscais da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, o objetivo principal desta primeira fase não é multar os dois tipos de estabelecimento, mas apontar os erros e conscientizar os proprietários.

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário