quinta-feira, 27 de maio de 2010

Paraolimpíadas devem provocar mudança de atitude em relação aos deficientes

Comente!
Após discussões com o (COI), dirigentes da Rio 2016 se reúnem para debater os Jogos Paraolímpicos e seus legados para a cidade
Valmir Moratelli

Mudar a atitude das pessoas em relação ao deficiente físico. Este é um dos mais importantes legados que os Jogos Paraolímpicos devem deixar para o Rio de Janeiro em 2016. Para que isso seja possível, segundo informou Carlos Artur Nuzman, presidente do Rio, 2016, muita coisa deve ser feita. O anúncio do projeto Paraolímpico foi feito neste sábado (22), após o término do seminário de orientação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, da sigla em inglês).
Xavier Gonzalez, presidente do IPC, também presente à coletiva de imprensa, na Barra da Tijuca, destacou dois pontos importantes que a preparação para a realização dos Jogos Paraolímpicos devem levar em consideração. “A acessibilidade e a inclusão social precisam ser levadas a sério a cada novo passo. É importante que as especificidades de um evento como este sejam compreendidas em sua plenitude”, afirmou ele.
Nuzman adiantou que, como parte desta preparação, deverá ser realizado, em breve, um seminário de acessibilidade, voltado para órgãos do governo, comitês organizadores da Copa de 2014 e Rio 2016 e para a imprensa. “Precisamos mudar o DNA do povo, para que se entenda de que forma os deficientes podem estar inseridos no futuro próximo”, disse o presidente do Comitê Olímpico. “É uma continuação mais profunda do que deve ser feito, para promovermos saúde e convívio social. Este é o poder de transformação do esporte inseridos no espírito dos Jogos Paraolímpicos”, definiu Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

COI e IPC

Ao longo da última semana, integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) estiveram na cidade para a primeira inspeção técnica, desde que o Rio de Janeiro foi anunciado cidade-sede dos Jogos de 2016. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos acontecem simultaneamente, tendo a mesma cidade como realizadora dos eventos, apesar de haver dois comitês internacionais diferentes (COI e IPC, respectivamente), para o acompanhamento das obras e realização de ambos os torneios esportivos.

Fonte: IG Esporte

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário