terça-feira, 22 de junho de 2010

Espaço da Cidadania promove mais visitas no final deste mês de junho

Comente!
Drogaria São Paulo e Senai de Itu abrem as portas e mostram seus casos de sucesso na Inclusão de Pessoas com Deficiência, nos dias 29 e 30 de junho

A inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho já é uma realidade em todos os lugares do estado de São Paulo e que está sendo comprovado nas visitas do 3º Programa de sensibilização social. As duas visitas finais do mês de junho são exemplos que podem ser adotados em empresas e escolas. A empresa (Drogaria São Paulo) já tem consolidado sete anos de trabalho consecutivo e mostrará resultados surpreendentes aos visitantes. Já a escola (Senai de Itu) trabalha com a inclusão há 14 anos e serviu de modelo para todas as unidades do Senai se prepararem para receber alunos com deficiência em salas de aula e nas oficinas.

As inscrições para as visitas serão encerradas dia 24 e 25 de junho, respectivamente, através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

Visita na Drogaria São Paulo é dia 29 de junho

Desde outubro de 2003, a Drogaria São Paulo mobiliza sua área de Recursos Humanos para formar um programa de inclusão de pessoas com deficiência em sua estrutura. A equipe se confrontou com dúvidas comuns quando se inicia um programa de inclusão: Onde encontrar as pessoas com deficiência? Que critérios devem ser utilizados para contratação? Onde colocar esses profissionais?
Para responder estas questões o programa atribuiu responsabilidades a todos os segmentos de gestão da empresa, além de determinar que a proporção de pessoas com deficiência estivesse agregada ao número de funcionários de cada unidade.
Os resultados desta ação firme se comprovam nos números de contratados: Em janeiro de 2004, 16 pessoas com deficiência faziam parte do quadro de funcionários da empresa. Em junho de 2010 o número de contratados já 20 vezes maior (mais de 300 contratações).

Visita à Drogaria São Paulo
Data: 29/06/2010
Horário: 14:00 as 17:00 horas
Endereço: Av. da Liberdade, 844 – Liberdade – SP (próximo a Estação São Joaquim do Metrô).
Inscrições abertas até o dia 24/06/2010 através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br
Observação: As vagas são limitadas ao número definido pela empresa.

Visita na Escola Senai de Itu é dia 30 de junho.

Uma das escolas pioneiras no desenvolvimento de metodologia de ensino específica para a capacitação da pessoa com deficiência é a Escola Senai Ítalo Bologna, instalada em Itu (SP). Desde 1996, a escola é referência nacional do Senai quando o assunto é o desenvolvimento profissional destas pessoas. Lá são aplicadas metodologias que permitem a educação inclusiva na capacitação profissional.
O projeto pedagógico foi adaptado às necessidades de cada estudante tendo como objetivo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à profissão escolhida por ele, adequando equipamentos, metodologias e recursos humanos.
A escola qualifica docentes e especialistas em educação para o trabalho com alunos com deficiência, por meio de curso de escrita e leitura no sistema Braille à distância e programas de língua brasileira de sinais, presencial e à distância.
Assim, docentes, profissionais da área de treinamento das empresas e equipes de segurança e medicina do trabalho tornam-se aptos à convivência e inclusão desde os primeiros momentos na educação e no mundo do trabalho.

Visita a Escola Senai de Itu
Data: 30/06/2010
Horário: 14:00h as 17:00 horas
Endereço: Av. Goiás, 139 – Centro – Itu ( ao lado da Estação Rodoviária de Itu)
Inscrições abertas até o dia 25/06/2010 através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br
Observação: As vagas são limitadas ao número definido pela escola.


Saiba mais sobre o 3º Programa:

O 3º Programa de Sensibilização Social e Empresarial para colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi lançado em 24/02/2010 e será encerrado próximo ao 19º aniversário da Lei de Cotas.

Ele tem 3 etapas:

1 - Sensibilização, 2 - visitas a casos de sucesso, 3 - encontro de reflexão.

A primeira etapa recebeu 840 participantes vindos de 44 cidades e 5 Estados e com estas origens: 20,4% de empresas; 19,4% de escolas; 19,1% de entidades especializadas; 17,1% de sindicatos; 17% órgãos públicos e 7% de outros setores.
A etapa foi constituída de palestras nas cidades de Osasco, São Paulo, Santos, Lins, Campinas, Salto, São Bernardo do Campo e Limeira. Além de um Fórum de Atualidades na REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
A segunda etapa é composta por 12 visitas em locais onde a inclusão já é uma realidade: Thyssenkrupp Elevadores (São Paulo), o Osasco Plaza Shopping (Osasco), a Serasa Experian (São Paulo), a Associação Laramara (São Paulo), a AACD (Osasco), o Memorial da Inclusão da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (São Paulo), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo), a Apae (São Paulo), o Grupo JBS (Lins), a Drogaria São Paulo (São Paulo), a Escola Senai (Itu) e a Metalúrgica Corneta (Osasco).

O Programa será encerrado em julho, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo.

Mais informações sobre o andamento do Programa no site www.ecidadania.org.br

Fonte: Espaço da Cidadania

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário