domingo, 13 de junho de 2010

Espetáculo inédito da Pulsar Cia de Dança

Comente!
Recebemos por email e repassamos:

"Indefinidamente indivisível", estréia dia 10 de junho no Teatro Angel Vianna

Contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna 2008, o espetáculo "Indefinidamente indivisível" da Pulsar Cia de Dança estréia dia 10 de junho no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCO). O espetáculo envolve nove bailarinos, sendo três cadeirantes, que desenvolvem a percepção das diferenças onde a deficiência é fonte de outras possibilidades de movimento e dança. A temporada de estréia no CCO acontece até o dia 19 de junho, depois o espetáculo cumpre apresentações no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Dirigida por Teresa Taquechel, que também assina as coreografias e concepção da peça, a Pulsar Cia de Dança é constituída por bailarinos cadeirantes e bailarinos andantes que buscam estimular o olhar em relação à multiplicidade dos indivíduos. A curtíssima temporada tem ingressos a preços populares.

Sobre o espetáculo, a coreógrafa Teresa Taquechel afirma que "ele vem sendo desenvolvido desde 2007. Começamos pela pesquisa da imagem e a criação de peças coreográficas para vídeo e, em um segundo momento, iniciamos uma parceria com a artista plástica Célia Salgado, dando continuidade à nossa pesquisa com objetos. A chave deste processo investigativo está no pensamento do filósofo Henri Bérgson sobre as questões da imagem/movimento e da indivisibilidade da mudança. Simples bolas infláveis foram incluídas em nossas pesquisas por suas características quanto à forma, aderência, fluidez, capacidade de adaptação na relação com o corpo e o espaço, propiciando o jogo coreográfico, a exploração do corpo/objeto e as possíveis representações de toda mudança, de todo movimento, como absolutamente indivisível. A delicadeza, a familiaridade, a cor e ludicidade, inerentes a estes objetos, facilitam a comunicação e integração com o público; uma experiência sensorial e perceptiva. Para a trilha sonora contamos com uma composição inédita do compositor e músico Bernardo Gebara."

A Pulsar Cia de Dança

Criada em 2000 no Rio de Janeiro e dirigida por Teresa Taquechel, a Pulsar dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e a produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Nestes dez anos, a companhia apresentou-se em diversas cidades brasileiras e em 2004, recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Cultura, o Prêmio Ordem ao Mérito Cultural. Neste mesmo ano representou a América Latina na Cerimônia de Abertura, no Internacional VSA Arts Festival, em Washington - DC - no Kennedy Center. Em 2006 e 2008 foi contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna.

Ficha técnica

Concepção, direção e coreografia: Teresa Taquechel
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Dréia Nunes
Música: Bernardo Gebara
Intérpretes e pesquisa de movimentos: Ana Luiza Vasconcelos, Andrea Chiesorin, Beth Caetano, Camila Fersi, Frederico Bapt, Gabriela Alcofra, Renata Souza, Rogério Andreolli e Vandré Vittorino.
Preparação Corporal: Esther Schor, Gabriela Alcofra e Teresa Taquechel
Direção de Arte: Maria Célia Salgado
Fotos: Jaime Acioli
Assistência de direção: Elisa Peixoto
Assistência de produção: Daniel Bailão
Contrarregra: Fabio Rodrigues
www.pulsardanca.art.br

SERVIÇO

TEMPORADA DE ESTRÉIA:
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino 115, Tijuca
Telefone: 2238-2183
(Acesso facilitado para cadeirantes / Horário da bilheteria: 5ª a domingo das 15h às 21h)
Capacidade de público: 155 lugares
Estréia: 10 de junho às 19h
Horário: 5ª a sábado às 19h, domingo dia 6 às 17h e domingo dia 20 às 19h
Ingresso: R$ 10,00
Duração: 55 minutos
Classificação livre

REESTRÉIA:
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá 163, Humaitá
Telefone: 2266-0896
(Acesso facilitado para cadeirantes / Horário da bilheteria: 5ª a domingo das 17h às 20h)
Capacidade de público: 222 lugares
Temporada: 25 e 26 de junho às 21h e 27 de junho às 20h
Ingresso: R$ 10,00
Duração: 55 minutos
Classificação livre
Únicas apresentações

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário