Centenas de pessoas lotaram a Paróquia São Sebastião para assistir a programação com padre surdo que veio de Curitiba.
As mãos rápidas e o rosto expressivo são suficientes para que o padre Wilson Czaia, 41 anos, consiga se comunicar. Ele nasceu surdo e precisou aprender Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para falar. Há quatro anos, ele diz ter sentido uma emoção especial durante uma viagem entre Curitiba, onde mora, e Paranaguá. Para o padre Wilson, aquele sentimento foi um chamado de Deus.
Atualmente, Wilson é o único sacerdote surdo do País. Em visita a Joinville, ele reuniu uma multidão na Paróquia São Sebastião, no bairro Iririú, na noite de ontem. Cerca de 40 surdos e centenas de pessoas sem deficiência auditiva lotaram os bancos, corredores e as laterais da igreja para ver o padre Wilson celebrar a missa.
Entre os fiéis estava o torneiro Luiz Carlos Verbienn, 47 anos. Ele mora em Jaraguá do Sul e há seis anos vem para Joinville, todo o segundo domingo do mês, para assistir às missas com um intérprete de Libras.
Ele conta que, quando pequeno, não sabia a Linguagem Brasileira de Sinais. O torneiro tem quatro irmãos surdos, mas os pais sempre agradeceram a Deus pelos filhos, conta. Ao aprender Libras, conheceu mais sobre a fé e sabe a importância do amor divino na vida de todos.
“Gosto muito do padre Wilson e me identifico com ele. Tenho amor por ele e pelo Sagrado Coração. Venho assistir à missa por saber que o amor de Deus é muito especial e importante para mim e para as pessoas que não são surdas”, ressalta Luiz Carlos.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário