terça-feira, 20 de julho de 2010

Padarias são multadas por falta de acessibilidade

Comente!
Três estabelecimentos da zona Norte terão de pagar multa mensal de R$ 3.800 até regularizarem sua situação. Na Mooca, nove pontos comerciais foram considerados irregulares.

As padarias Paris, Estrela Polar e Pedro Doll, localizadas na zona Norte da cidade, foram multadas por não atender às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Os problemas encontrados incluem sanitários inadequados, falta de acesso ao pavimento superior, presença de degraus em todas as entradas e vagas de estacionamento irregulares.
Esses estabelecimentos já haviam sido vistoriados no dia 5 de maio, quando o desrespeito à legislação foi constatado e concedido prazo de 30 dias para adequação. Como as intervenções não foram executadas ou aconteceram de modo incorreto, a nova fiscalização resultou em multas no valor mensal de R$ 3.800,00.
Outras três panificadoras foram notificadas e têm prazo de 30 dias para providências. Caso contrário, também poderão ser multadas.
A autuação é uma ação conjunta da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED). Nas próximas semanas, a Subprefeitura pretende visitar as demais padarias já vistoriadas, totalizando 29 estabelecimentos.

Mooca

Fiscalização semelhante realizada pela Subprefeitura da Mooca visitou 25 estabelecimentos. Desse total, nove não efetuaram as obras de adequação no prazo exigido, ficando agora sujeitas a multa.
Segundo Marcos Belizário, secretário da SMPED, paralelamente às vistorias – que já alcançaram 50 padarias das regiões Norte e Leste – também está sendo feito trabalho de conscientização junto aos empresários do setor, em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo.
A campanha pretende mostrar que ações simples e baratas, como demarcar vagas de estacionamento, transformar degraus em rampas, alargar portas e corredores ou adaptar um sanitário já podem garantir um mínimo de acessibilidade a todo esse público.

Fonte:
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br / lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário