Projeto que relaciona dificuldade de locomoção de pessoas com deficiência com desastres naturais foi um dos cinco escolhidos por entidade de Boston, EUA.
O projeto de pesquisa intitulado “A Experiência de se tornar deficiente: a mudança de vida como desastre na comunidade” de autoria das alunas do curso de Ciências da Atividade Física Alessandra Marques Sohn e Giovanna Pereira Ottoni, sob orientação da Profa. Dra. Michele Schultz Ramos de Andrade, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), foi um dos ganhadores do prêmio concedido pelo Centro para Reconstrução de Comunidades Sustentáveis Após Desastres da Universidade de Massachusetts, em Boston, Estados Unidos.
O ensaio reuniu relatos de pessoas que se tornaram deficientes físicos, relacionando as mudanças ocasionadas em suas vidas e na interface com a comunidade. “O objetivo não foi considerar o fato ocorrido como um desastre, mas sim explorar os rompimentos que esse conflito pode implicar na vida da pessoa que o vive, especialmente na forma como ela se relaciona com a comunidade”, diz a professora Michele.
As estudiosas acreditam que, antes mesmo de falar sobre uma comunidade sustentável para pessoas com algum tipo de deficiência, seja necessário compreender como essas pessoas vivem a experiência da deficiência e como a deficiência é, de algum modo, relevante no conceito de comunidade para elas.
O projeto fará parte da Conferência Internacional sobre Reconstrução de Comunidades Sustentáveis para Pessoas Idosas e Pessoas Com Deficiência após Desastres (Rebuilding Sustainable Communities with the Elderly and Disabled People after Disasters) que acontece na Universidade de Massachusetts, Boston, EUA, de 12 a 15 de julho de 2010.
As autoras serão homenageadas e apresentarão o trabalho em uma das sessões de evento.
Sobre o Centro para Reconstrução de Comunidades Sustentáveis após Desastres - http://www.rebuilding.umb.edu/
Fonte: Portal Vida Mais Livre
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