terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pessoas com deficiência física poderão controlar cadeira de rodas pela respiração

Comente!
Estudo divulgado nos EUA aponta que, por meio de uma máquina simples acoplada ao nariz, o usuário poderá conduzir sua cadeira de rodas ou até mesmo jogar games na Web.

Estudo divulgado nos EUA pela Academia Nacional de Ciências Americanas (PNAS) revela que pessoas com deficiência fisica poderão utilizar o computador usando um aparelho que é ativado pela respiração.
Por meio de uma máquina simples, acoplada ao nariz, o usuário poderá conduzir sua cadeira de rodas ou até mesmo jogar games na internet.
O estudo é liderado por Noam Sobel, professor de neurobiologia do Instituto Weizmann de Rehovot, Israel. Nele, explica-se que o aparelho funciona devido à pressão que a respiração nasal exerce sobre o véu do palato. Este, por sua vez, é controlado por nervos cranianos.
O aparelho é resultado da tentativa de Sobel de transformar a respiração em sinais elétricos. Dessa forma, é possível controlar um cursor na tela de um computador, por exemplo, usando apenas a respiração.
Os pesquisadores chegaram a resultados extremamente satisfatórios e pretendem continuar desenvolvendo a tecnologia. O Instituto Weizmann já solicitou a patente. Caso chegue a uma etapa de produção em massa, o aparelho deverá custar por volta de 20 dólares, segundo Noam Sobel

Fonte: eBand e site da PNAS
Referência: Portal Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário