sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Proteína recupera movimento de ratos com lesão medular

3 comments
Enquanto o mundo se debruça sobre o potencial das células-tronco para a recuperação de lesões medulares, um grupo de pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) obteve resultados promissores por meio do uso de polímeros de laminina, proteína encontrada em diferentes tecidos humanos e animais.
Testes realizados em laboratório mostraram que a substância foi capaz de promover a recuperação do movimento de ratos tratados logo após a lesão. Os resultados foram publicados na revista da Faseb (Federation os American Societies for Experimental Biology) em julho. A pesquisa clínica, em humanos, deve começar em cerca de um ano em um hospital privado do Rio - como as negociações ainda não estão concluídas, o nome é mantido em sigilo.
A pesquisadora Karla Menezes, que desenvolveu o projeto durante sua tese de mestrado em biologia celular, explica que a recuperação variou de acordo com a gravidade da lesão. Mas, tanto nos casos mais graves quanto nos mais leves, a melhora foi maior e mais rápida nos animais tratados com a proteína do que entre aqueles que não receberam tratamento - mesmo nesses casos, uma recuperação espontânea de parte dos movimentos é normal, segundo a orientadora da pesquisa, Tatiana Coelho-Sampaio.

LESÕES

Os ratos que foram submetidos a uma compressão da medula, lesão considerada leve, recuperaram quase que integralmente os movimentos após dois meses, obtendo em média nota 20,8 em uma escala internacional de avaliação que vai de 0 a 21. Os que não foram tratados ficaram com 19,1. No primeiro grupo, porém, a recuperação foi muito mais rápida: na segunda semana, eles já estavam com nota 17,4, contra apenas 13,1 dos que não receberam tratamento.
No caso da lesão mais severa, com o rompimento total da medula, a diferença foi ainda maior. Aqueles que não receberam nenhum tipo de tratamento obtiveram nota 4,2 após dois meses, enquanto os que receberam a injeção de laminina ficaram com 13.
Vídeo gravado pelos pesquisadores mostra o que a diferença de quase nove pontos significa na prática - enquanto o rato que não recebeu tratamento não consegue sustentar a parte posterior do corpo e quase não mexe as patas traseiras e o rabo, o que foi tratado se movimenta com rapidez, mexendo as quatro patas e o rabo, ainda que com alguns problemas de coordenação e equilíbrio.
"Os resultados são melhores do que os obtidos pela Geron", diz Coelho-Sampaio, referindo-se à empresa americana que recebeu no fim de julho autorização para conduzir os primeiros testes com células-tronco embrionárias em humanos. Outra vantagem, diz, é que a técnica é barata e, pelo que já foi possível verificar, não oferece risco de formação de tumores.

PROPRIEDADES PROTEICAS

O bom desempenho, segundo ela, pode ser atribuído a diferentes propriedades do polímero de laminina - nos testes, foram usadas proteínas retiradas da placenta humana e de tumores malignos de ratos. A pesquisa revelou que a proteína mostrou-se capaz de reduzir a inflamação, promover a regeneração dos neurônios e reduzir a formação de cicatrizes após a lesão, facilitando a transmissão dos impulsos elétricos.
A substância começou a ter sua aplicação em casos de lesão medular pesquisada devido a indícios de que ela induz o crescimento dos neurônios em pelo menos duas situações - na fase embrionária, quando uma espécie de "tubo de laminina" guia a formação do sistema nervoso central, e já na fase extrauterina, quando um tubo semelhante ajuda na recuperação de nervos lesionados.

DENISE MENCHEN
DO RIO

Fonte: Folha.com - Ciência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

3 comentários:

  1. Que noticia maravilhosa! Ela e' nova pra mim. Vc foi usada por Deus para postar essa noticia. Vc nao tem noçao oquanto essa noticia vai ajudar muitas pessoas q sofreram lesao na medula a criarem novos animos. A onze anos eu sofrir uma lesao completa na medula por paf. Eu quero ser o primeiro a me submeter ao transplante de proteinas na medula. Um forte abraço! Meu orkut e msn; jeffersonluiz_link@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, doutora. Tenho um cão da raça Golden retriever que foi atropelado nao dia 12/04/12, já fez cirurgia e se encontra realizando fisioterapia. A lesão foi tóraco-lombar e o prognóstico é reservado, apesar de não ter havido nenhum grau de secção macroscópica da medula. Eu adoraria poder ajudá-la. É possível submetê-la a injeção dessa substância? Os seus múusculos ainda estão bem tróficos, apesar dela estar paraplégica. Aguardo ansiosamente sua resposta.
    Meu email é: fhocr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou muito preocupado. Tenho uma cadela da raça Golden retriever que foi atropelada no dia 12/04/12 e ficou paraplégica. Gostaria de saber de é possível realizar esse tipo de terapia nela.
    Meu email é: fhocr@hotmail.com

    ResponderExcluir