domingo, 22 de agosto de 2010

Psicólogo cego inspira livro infantil em Braille

Comente!
A autora do livro é a fonoaudióloga Cláudia Cotes, da Ong "Vez da Voz"
Duilio Fabbri Jr

"Dudu da Breka" poderia ser mais um livro infantil lançado, em meio a tantos outros, na Bienal do Livro em São Paulo. Entretanto, ele tem uma particularidade: foi feito com textos e ilustrações em Braille.
Escrito pela fonoaudióloga e presidente da ONG Vez da Voz, Cláudia Cotes, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos, "Dudu da Breka" foi inspirado em um personagem da vida real, o psicólogo Eduardo Girioli Bertini, conhecido entre amigos e familiares como Dudu.
Nesse livro (o seu quarto, mas primeiro escrito em Braille), Cláudia explorou a infância de Eduardo e as experiências aprendidas com sua limitação. Eduardo é cego de nascença, mas a deficiência nunca o impediu de ter uma infância normal. Aprendeu a nadar, correr, subir em árvores e até andar de bicicleta. Qualquer um poderia pensar, "mas ele não caía? Não se machucava?" E a resposta de Eduardo estava na ponta da língua. Com muito humor explicou: "mas qual criança não cai e se machuca? A questão estava em como minha mãe, ao invés de me superproteger, me tratou como uma criança sem deficiência e deixou que eu tivesse consciência dos meus limites".
O livro narra a trajetória de Dudu, que de criança levada da breca, se transformou no "Dudu do Braille". Desde muito cedo, ele estudou em escolas regulares para alunos sem deficiência e aprendeu o convívio social, não se isolando em instituições exclusivas para cegos. Na adolescência aprendeu a cantar e tocar instrumentos e namorava muito. E agora adulto, é psicólogo e trabalha numa empresa de recursos humanos como recrutador.
O livro é a primeria história infantil editada e publicada pela fundação Dorina Nowill para cegos. Em 60 anos, a fundação já lançou e distribuiu mais de 240 milhões de livros e aproximadamente seis mil títulos, segundo a Claudia Cotes. Quem quiser comprar o livro, pode pedir pelo email: comercial@fundacaonorina.org.br

Fonte: EP Campinas

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário