quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Aberta as Paraolimpíadas Escolares 2010 em São Paulo

Comente!
Uma festa em grande estilo com os futuros atletas do Brasil tomou conta do Anhembi Parque, em São Paulo, neste 7 de setembro


Uma festa em grande estilo com os futuros atletas do Brasil tomou conta do Anhembi Parque, em São Paulo, neste 7 de setembro. A abertura oficial das Paraolimpíadas Escolares marcou os seis anos para a abertura das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

"Em seis anos o Brasil vai celebrar o maior evento Paraolímpico. E tenho certeza de que em seis anos estaremos juntos novamente, com muitos de vocês brigando por uma medalha nas Paraolimpíadas do Rio 2016", destacou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Maior competição do mundo nessa faixa etária, as Paraolimpíadas reúnem mais de 800 jovens de 14 a 20 anos, de 21 estados mais o Distrito Federal, até 10 de setembro. A competição, que visa revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nos Jogos de 2016, conta com mais de 1300 pessoas envolvidas.
"Dentre todas as iniciativas do CPB as Paraolimpíadas Escolares têm um lugar especial para nós. Porque investir em jovens é investir na renovação do Esporte Paraolímpico Brasileiro", ressaltou Parsons.
"E que lugar melhor do que São Paulo para começar essa jornada? Cidade e estado pioneiros na criação de secretarias específicas para pessoas com deficiência e que investem no esporte como ferramenta de integração", completou.
Os representantes do Governo do Estado e da Prefeitura deram as boas vindas para os atletas de todo o país ressaltando a disposição de São Paulo de oferecer estrutura igual a todos os cidadãos.
"É um orgulho para São Paulo receber a maior competição paraolímpica do mundo nessa faixa etária. Queremos mostra que em São Paulo, as pessoas com deficiência são cidadãos de direito", declarou Linamara Battistella, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
"Em nome do prefeito Gilberto Kassab, que infelizmente não pôde estar aqui hoje, digo que a cidade sempre esteve e sempre estará de portas abertas", ressaltou Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

E continuou o recado para os atletas que competirão:

"Aqueles que não vencerem e chegarem um pouco depois, não fiquem tristes. De mais de 25 milhões de crianças e jovens com algum tipo de deficiência, vocês se destacaram e estão aqui hoje competindo."

Festa em grande estilo

Os representantes das 22 unidades federativas que disputam as Paraolimpíadas Escolares desfilaram com suas bandeiras sob o som de uma música representativa de seu estado, levantando a plateia que lotou o auditório Celso Furtado, no Anhembi Parque.
A paulista Brenda Souza, da natação, fez o juramento dos atletas. Enquanto outra atleta da delegação local, Caroline Mendonça, do tênis de mesa, acendeu a tocha paraolímpica, marcando o início das Paraolimpíadas Escolares 2010. Com sorriso estampando no rosto, Carol, que faz a 8ª série na escola pública conta a felicidade em representar os atletas na abertura dos Jogos.
"Estou muito emocionada. Nunca imaginei poder acender uma tocha. É uma mistura de felicidade com ansiedade. E isso me motiva ainda mais. Já que vou acender a tocha, quero honrar o prestígio e ser campeã", contou a garota, momentos antes de acender a tocha.
Para finalizar, os atletas que haviam sido recepcionados pela banda Kalango Doido, puderam assistir à peça "A Mansão de Miss Jane", do grupo Oficina dos Menestréis.

Competições começam nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 08, os atletas começam a entrar em ação. As competições serão no Clube Espéria (natação, futebol de 5, tênis em cadeira de rodas, vôlei, judô, futebol de 7 e goalball), no Centro Olímpico (atletismo) e no Anhembi Parque (bocha e tênis de mesa).
Retomada ano passado, as Paraolimpíadas Escolares cresceram. Em 2010 contam com 300 atletas a mais, competindo em dez modalidades: atletismo, natação, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa e as estreantes tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Além disso, os estados de Goiás e Rio Grande do Sul fazem sua estreia na competição.

Programação

Quarta à sexta-feira
Das 8h às 12h

- Centro Olímpico
Atletismo

- Clube Espéria
Natação
Futebol de 5
Futebol de 7
Goalball
Tênis em cadeira de rodas
Voleibol sentado

- Anhembi Parque
Bocha

Das 14h às 18h

- Clube Espéria
Futebol de 7
Judô
Tênis em cadeira de rodas

- Anhembi Parque
Bocha*
Tênis de mesa

*Exceto na sexta-feira

Sexta-feira
19h – Cerimônia de encerramento – Anhembi Parque

Fonte: Final Sports

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário