sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Buggy adaptado permite que cegos dirijam

Comente!

Protótipo peculiar auxilia pessoas com deficiência visual a partir de fones e de um colete vibratório.

Dirigir um carro é um prazer que envolve vários sentidos, principalmente a visão. Por conta disso, até agora era impossível que um cego pudesse assumir o controle de um automóvel. Até agora porque uma aliança entre a Universidade da Virgínia, o Colégio de Engenharia e Tecnologia da Virgínia e a Federação Nacional dos Cegos, todos nos Estados Unidos, desenvolveram o primeiro carro onde uma pessoa cega pode dirigir de forma independente.
O peculiar veículo, um protótipo por enquanto, é um buggy equipado com vários sensores a laser que detectam os objetos ao redor e transmitem um sinal por modo de vibração a um colete que os cegos devem usar. Por meio deste sinal eles podem saber quando virar para esquerda ou para direita. O sistema ainda integra um comunicador por voz que orienta com frases sobre o caminho que o condutor deve fazer, por meio de fones de ouvido.
A apresentação do veículo desenvolvido especialmente para os cegos será na próxima corrida em Daytona, em janeiro de 2011.

Fonte: http://motordream.uol.com.br/

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário