segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Campeões são coroados nas Paraolimpíadas Escolares

Comente!

Rio de Janeiro é o grande campeão! São Paulo fica em segundo e Distrito Federal, em terceiro. Natalia Mayara é um dos atletas destaques.

A sexta-feira foi dia de festa nas Paraolimpíadas Escolares. Depois de três dias de competição, os atletas de todo o país puderam enfim soltar o grito de campeão.
Depois de muitas expectativas e festas das 22 delegações brasileiras, foi anunciado, nesta sexta-feira à noite, na festa de encerramento o resultado final. Rio de Janeiro foi o grande campeão do ano, seguido por São Paulo, cidade anfitriã, e Distrito Federal.
Numa bela tarde de sol, os tenistas paraolímpicos deram um show de técnica e alto-rendimento. Numa partida equilibrada, a brasiliense Natalia Mayara venceu o paulista Pedro Rocha, na final da categoria B, no tie-break (6-2/ 1-6 e 10-8).
“O Pedro jogou bem, mas meu principal desafio foi lutar contra o meu psicológico. Caí de rendimento no segundo set, mas decidi dar tudo no último. Deu certo. Estou muito contente”, disse a garota, de 14 anos e atual 4ª do mundo no ranking Junior.
Pedro e Natalia são duas grandes apostas da comissão técnica do tênis. Neste ano, eles já se enfrentaram outras duas vezes, com duas vitórias da brasiliense.
Na final da categoria A, o goiano Pedro Fernandes superou o brasiliense Diego Costa, que vinha surpreendendo a todos, por ter apenas duas semanas de treinos. A partida terminou em 8/5 (pró-set) para Fernandes. Na final de duplas, categoria A, a equipe de Brasília, novamente com Natalia Mayara e Ester Duarte venceu a dupla mista, com, novamente, Pedro Rocha e a carioca Rebeca Allemand.
A qualidade técnica apresentada pelos tenistas impressionou o público. Em destaque, o atleta Antenor Zuchetto, de 79 anos, primeiro brasileiro na categoria 75 a 80 anos, decidiu presentear os competidores com medalhas conquistadas ao longo de sua carreira. Ao receberem a surpresa, a comoção dos jovens atletas foi expressiva.
O grande campeão da modalidade foi o Distrito Federal, com 39 pontos. Em segundo lugar, Goiás (28) e logo em seguida Minas Gerais, que anotou 14.
Coordenador técnico da modalidade, Wanderson Cavalcante, gostou do nível apresentado. “ A surpresa aconteceu no último dia, com jogos muito disputados. Foi muito interessante, é a primeira vez na história que o tênis em cadeira de rodas brasileiro participa de um torneio exclusivo para adolescentes. Descobrimos muitos atletas, que estão com boas técnicas. Isso nos enche de esperanças para 2016”.

Pará se destaca no voleibol sentado

O estado do Pará foi o grande campeão do voleibol sentado das Paraolimpíadas Escolares 2010. Com atuações impecáveis durante a competição, a equipe paraense não perdeu nenhum set sequer e conquistou todos os 12 pontos disputados. A medalha de prata ficou com São Paulo e o Distrito Federal completou o pódio.
A competitividade entre as equipes marcou a disputa no voleibol sentado. Até o segundo dia de competições o Rio de Janeiro estava em segundo lugar, mas uma derrota para o Distrito Federal fez a equipe terminar na quarta colocação. São Paulo e DF terminaram empatados com oito pontos, mas por ter uma média melhor nos pontos average (diferença entre pontos pró e contra), os paulistas ficaram com o vice-campeonato.
Atleta revelação da etapa Norte e Nordeste das Paraolimpíadas Escolares, o paraense Ruan Souza, de 16 anos, foi eleito o melhor jogador da competição nacional. Ruan, que pratica o esporte há um ano e meio, treina quatro horas por dia, durante três vezes na semana. “Fiquei muito feliz, conseguimos vencer sem perder nenhum set. Essa vitória teve um gosto especial”, disse o garoto.
“A participação do voleibol nas Paraolimpíadas Escolares é um fato histórico, já que este é o primeiro evento do voleibol sentado no mundo para essa faixa etária. O Brasil saiu na frente, e certamente isso irá motivar os estados a praticarem a modalidade”, disse Amauri Ribeiro, medalhista olímpico e presidente da ABVP.

Fonte: CPB

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário