quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto de lei quer garantir acessibilidade em provador de roupas

Comente!

Em Volta Redonda (RJ), lojas de roupas devem adaptar provador para pessoas com deficiência.

Pensando na grande dificuldade que muitas pessoas com deficiência devem passar na hora de entrar em um provador de roupas, e devido ao grande volume de queixas sobre este tema, o vereador Edson Quinto(PR), de Volta Redonda (RJ), resolveu elaborar um projeto determinando que todo estabelecimento comercial de vestuários adapte uma cabine ou provador para pessoas com deficiência motora ou cadeirantes.
“Toda loja que a gente vai para comprar uma camisa ou outro tipo de vestimenta precisa ter um provador mas, se a pessoa tiver algum tipo de deficiência motora, ela passa por alguma dificuldade. Por isso resolvi criar este projeto, pensando na acessibilidade dessas pessoas. É uma ideia do nosso gabinete que surgiu depois das queixas recebidas de portadores de deficiências sobre os problemas que elas passam ao entrar em uma dessas lojas”, declara.
Segundo o vereador, o projeto deu entrada na Câmara em 29 de março e já está em tramitação. Após ser analisado pelas comissões da Casa, o projeto entra em votação e, se aprovado, deve entrar em vigor até 120 dias depois de ser sancionado.
Edson Quinto destaca a importância da aprovação da lei. “Temos diversos provadores na cidade, mas nenhum adaptado para deficientes. A adaptação teria que ser de acordo com as normas da lei sobre os direitos do portador de deficiência. O apoio dos outros vereadores tem sido unânime, e também estamos recebendo a orientação da consultoria jurídica da Câmara. O projeto tem tudo para ser aprovado, pois o portador se sente constrangido com essa situação, esclarece o vereador.

Cadeirantes apóiam a iniciativa

Na opinião de Elizabeth Melo, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), o projeto vai facilitar a acessibilidade da pessoa com deficiência.
“Nós temos o maior interesse que projetos dessa natureza venham a se tornar lei municipal. Se nós conseguirmos que a Câmara, através de uma nova medida, estimule uma mudança na resolução dos problemas dos cadeirantes, para que se sintam mais à vontade na hora de entrarem em um provador”, afirma.
De acordo com Elizabeth, com a inclusão social da pessoa com deficiência, eles estão circulando mais pelas ruas e pelo comércio da cidade e, devido a isso, eles reivindicam novas medidas para melhorar a acessibilidade desse grupo junto à sociedade.
“Volta Redonda é uma das poucas cidades que procura se adequar na questão do portador de deficiência. Hoje o deficiente está cobrando mais ações do poder público; ele quer ser visto nas ruas, ser respeitado, e até a postura das pessoas com relação a eles está mudando. Este projeto sobre a criação de provadores especiais para deficientes, se aprovado, vai ser mais uma vitória em favor dessa classe tão esquecida. Os vereadores de Volta Redonda devem continuar criando novos projetos para ajudar e estimular o portador de deficiência a se interagir na sociedade”, elogia.
Para José Maurício Marinho, cadeirante e presidente da Cooperativa das Pessoas com Necessidades Especiais e Amigos(Coopenea), o projeto é bem vindo; porém, para chegar até o provador, o cadeirante tem todo um trajeto a percorrer, onde já começam as dificuldades.
“A ideia do projeto é muito boa, mas temos que dar condições melhores do cadeirante chegar até o provador. Com relação às mudanças, elas são mais que necessárias, pois todo portador de deficiência sabe muito bem o grau de dificuldade que ele enfrenta para experimentar uma roupa em um provador normal. Ele precisa de barras de apoio, de um acento novo; na questão do espaço, precisará ser feito um estudo ergométrico do local para permitir que, além da cadeira, também tenha espaço para que alguém entre com ele para ajudá-lo”, avalia.

Fonte: http://www.diariodovale.com.br/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário