quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Com recursos de acessibilidade, “Paralela 2010” amplia acesso à arte a público com deficiência

Comente!
A mostra fica aberta até 28 de novembro e conta com educadores e monitores especialmente treinados para atender a todos os visitantes

Com o objetivo de ampliar o acesso à arte a pessoas com deficiência, a exposição “Paralela 2010 - A Contemplação do Mundo”, dispõe de diferentes recursos de acessibilidade, além de monitores treinados para receberem todos os tipos de público. O evento tem a participação de 82 artistas e está em cartaz no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo até 28 de novembro.
Educadores profissionais e alunos do Liceu que atuam como monitores na exposição passaram por treinamentos pontuais sobre cada deficiência. Fizeram workshops de orientação e mobilidade para guiar visitantes com deficiência visual, de acessibilidade comunicacional para atendimento ao público com deficiência intelectual e participaram de palestra sobre a Cultura Surda, sendo iniciados no aprendizado de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Eles também tiveram uma oficina de audiodescrição com a professora Lívia Motta, a partir da qual criaram pré-roteiros das obras, que agora estão sendo finalizados pela audiodescritora Jô Moraes, e gravados pelos alunos, cujas vozes foram selecionadas por um grupo de cegos.
Para acompanhar a audiodescrição das obras, as pessoas com deficiência visual terão à disposição um aparelho de MP3 ou o auxílio dos monitores devidamente preparados. A exposição também oferece várias oportunidades táteis. Sob orientação e o acompanhamento dos monitores, os visitantes podem tocar as obras ou suas réplicas.
Piso tátil de alerta foi instalado nos principais pontos de obstáculo nos galpões do Liceu, que conta com um espaço reservado para as necessidades, alimentação e água de cães-guia. O texto do curador Paulo Reis sobre a mostra ganhará uma versão em áudio e vídeo com interpretação em LIBRAS dentro dos próximos dias.
Para o público com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Paralela 2010 é 99% acessível, ficando de fora apenas uma sala de vídeo. Agendamento e inscrições para atendimento pelo e-mail paralela2010@prata.art.br ou telefone (11) 3229-9389. A entrada é gratuita.

Fonte: Paralela 2010

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário