quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fundação Stickel promove curso de fotografia para pessoas com deficiência visual

Comente!
Com inscrições abertas e gratuitas, a iniciativa será realizada na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

Com o objetivo de aliar capacitação profissional à inclusão social de pessoas com deficiência, a Fundação Stickel, entidade que atua na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, promoverá um curso que possibilitará que deficientes visuais aprendam a fotografar. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
O Projeto 24 Horas de Olhar Universal será realizado a partir do dia 25, por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O ponto de partida para iniciar os deficientes visuais na arte de fotografar será juntá-los em duplas com alunos sem deficiência, que por sua vez aprenderão métodos especiais para descrever as paisagens à sua frente, a fim de que possam auxiliar os colegas. Vale ressaltar que todos terão condições de avaliar o resultado de seus trabalhos, já que algumas fotos serão reveladas com texturas por meio de um método especial criado pela WG Produto.
Um dos professores do curso é o fotógrafo e jornalista Teco Barbeiro, que é deficiente visual e atuou recentemente na campanha publicitária da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). “Pretendo ensiná-los como usar os outros sentidos. Mostrar que é possível fotografar sem enxergar e que a fotografia é uma forma de inclusão social”, afirma Barbeiro.
Os participantes também trocarão experiências com o renomado fotógrafo Arnaldo Pappalardo e a formação em audiodescrição será fornecida pela professora Lívia Maria Villela de Mello Motta, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, que atua tanto na área de treinamento de professores para a escola inclusiva como na inclusão cultural das pessoas com deficiência visual.
As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura da Brasilândia (Praça Benedita Cavalheiro s/n) e na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, Barra Funda). A turma será composta por 16 alunos.
O curso será realizado até dezembro nas dependências didáticas da Fundação Stickel, na Casa de Cultura. “A ideia é fazer com que o deficiente visual também possa expressar-se por meio da construção de imagens, a partir de imagens mentais e clicando momentos diversos do cotidiano”, explicou Monica Picavêa, superintendente da Fundação Stickel.

Fonte: Portal Vida Mais Livre

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário