terça-feira, 26 de outubro de 2010

Porto de Galinhas tem agora jangada adaptada para cadeirantes

Comente!

Invenção foi testada por deficientes físicos, que aprovaram a novidade ao conhecer as piscinas naturais

Uma invenção valiosa. A partir de agora, os portadores de deficiência física também vão poder aproveitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas, Litoral Sul do Estado, com segurança.
O passeio de jangada é obrigatório. Não há como ir à praia de Porto de Galinhas e deixar de mergulhar nas piscinas naturais e explorar as paisagens. Só que para alguns, desfrutar desse prazer não é assim tão fácil. As jangadas não são planejadas para os portadores de deficiência física.
Michel Peneveyre enfrentou esse problema durante muitos anos. Até que veio a idéia de fazer algumas adaptações. “A gente já tinha costume de andar de jangada, mas para poder desenvolver o projeto em Porto de Galinhas, a gente precisava ter uma infraestrutura bem melhor. Então, a gente começou a montar uma jangada que seja adaptada e confortável para todo mundo”, disse.
Apesar de adorar as piscinas naturais de porto, Jonas e Valdilenia evitavam o passeio. Nunca se sentiram confiantes nas jangadas. Eles foram os primeiros a experimentar a mudança.


O espaço da jangada agora é maior. Os bancos vêm com um apoio para a pessoa se segurar. E ainda tem o cinto, que prende em cima e a roda embaixo. É mais conforto e segurança para que eles possam aproveitar bem as belezas de Porto de Galinhas.
“Antes, o banquinho era normal, não tinha encosto, não tinha braço, não tinha onde prender a cadeira, a gente improvisava, amarrava tudo, mas não ficava legal. Não era a mesma coisa que agora“, disse o jangadeiro Gustavo Ferreira.
Presos aos bancos, eles seguem mar adentro numa alegria só e aproveitam cada momento a sensação de liberdade que antes não sentiam no mar. “É mais seguro agora. Posso ficar mais relaxada, à vontade e curtir bem o passeio”, contou o aposentado Jonas Albino.
Os peixes logo se aproximam do barco em busca de comida. O passeio agora é pura emoção. "Eu tinha antes que segurar firme. Amei o passeio, a sensação é única", falou a aposentada Valdilênia Viana da Silva.



Fotos:Reprodução TV Globo
Fonte: Globo.com/pe360 graus
Referência: Deficiente Ciente

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário