quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mogi ganhará centro de paradesporto em 2011

Comente!
O Ginásio Municipal, no Mogilar, que recebe várias obras de acessibilidade, será um dos núcleos do novo espaço destinado à prática esportiva envolvendo atletas com deficiência.

A instalação de uma unidade da Associação de Auxílio à Criança Deficiente (AACD) em Mogi até outubro do ano que vem não encerra os investimentos da Prefeitura para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. No decorrer de 2011, uma série de medidas e investimentos em favor dos mogianos deste segmento deve ser implementada. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, ainda no primeiro trimestre de 2011, deve ser inaugurado na cidade um centro de paradesporto.
Como o próprio nome sugere, trata-se de um espaço específico para treinamentos e competições de atividades esportivas, envolvendo atletas com deficiência. Um dos núcleos deste centro paradesportivo será o Ginásio Municipal "Professor Hugo Ramos", no Mogilar. O espaço está sendo reformado pela administração municipal por cerca de R$ 250 mil.
Os serviços incluem troca de pisos, substituição de vigas e instalação de elevadores para proporcionar o acesso dos deficientes ao patamar das arquibancadas. "É uma obra inédita tanto pelo serviço (nos 16 anos de existência do Ginásio Municipal nunca houve um processo de revitalização do espaço) como pela questão de acessibilidade. O ´Hugo Ramos´ será um dos poucos ginásios do Estado a possuir acessibilidade", destacou Guimarães.
O projeto de tornar o Ginásio Municipal acessível, aliás, é o principal motivo apontado por Nilo Guimarães para o atraso de mais de três meses na sua revitalização. A proposta inicial previa serviços de até 60 dias para apenas troca de piso e pintura, porém, o projeto foi reformulado para a construção de rampas que darão acesso à quadra, além de uma plataforma, que conduzirá o cadeirante do piso térreo até a arquibancada.
Hoje, segundo o secretário, existem dois ou três ginásios em todo o Estado que atendem às exigências da Confederação do Paradesporto Brasileiro. A previsão é de que os trabalhos terminem em março de 2011 - sete meses antes dos Jogos Abertos, quando Mogi será cidade-sede. "É claro que iremos aproveitar o Ginásio Municipal para as competições dos Jogos Abertos. Porém, o grande objetivo é ter em Mogi um centro de paradesporto. O Ginásio Municipal será um dos núcleos deste centro", frisou Guimarães. E, para auxiliar nos trabalhos relacionados às atividades paradesportivas, o secretário de Esportes e Lazer de Mogi contratou o campeão paraolímpico de bocha adaptada nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, Dirceu Pinto. "Ele nos ajuda por meio dos contatos que tem, e com o incentivo que ele representa para os cadeirantes. Ele está conseguindo cada vez mais popularizar a bocha adaptada. Chegamos a ter 20 cadeirantes interessados em aprender e entender a modalidade", reforçou Guimarães.
Outros espaços cotados para desenvolver atividades paradesportivas são: o Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) do Sesi de Brás Cubas e o Centro Esportivo do Socorro.

Fonte: http://www.moginews.com.br/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário