sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa Internacional Bandeira Azul para praias tem exigências de acessibilidade

Comente!

Praia do Tombo, no Guarujá, e a marina Meliá, em Angra dos Reis podem receber certificação. Além disso, há chances de renovar a certificação para a praia de Jurerê, em SC.

De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto internacional Bandeira Azul poderá entregar certificados socioambientais para a praia do Tombo, no Guarujá, e a marina Meliá, em Angra dos Reis. Além disso, há grandes chances de renovar a acertificação para a praia de Jurerê, em Santa Catarina.
Jurerê foi a primeira praia brasileira a receber o certificado, em 2009. Os documentos são concedidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, que avalia questões como qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e contribuição da comunidade local.
“Os principais benefícios que o programa ajuda a manter são os cuidados com o meio ambiente, a balneabilidade das praias, além da acessibilidade a pessoas com de deficiência. O programa incentiva que as praias sejam adequadas às diretrizes, para garantir o certificado de qualidade. Isso beneficia a todos, tanto os turistas quanto a população que vive e trabalha na orla”, diz Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.
Segundo o MTur, o grupo definiu que as praias integrantes do projeto Bandeira Azul devem estar de acordo com as diretrizes do Projeto Orla, uma parceria entre o MMA e a SPU que visa contribuir para disciplinar o uso e ocupação da zona costeira.
Em todo o mundo são 3,2 mil marinas e praias certificadas pela FEE com a Bandeira Azul. A fundação é composta por uma rede de 59 países de todos os continentes. Em Portugal, para dar mais ênfase à questão da acessibilidade nas praias, foi criado um outro programa chamado “Praia Acessível – praia para todos” possuindo uma bandeira própria. Mesmo aqueles que já possuem a Bandeira Azul, e ainda não tem acessibilidade, como é o caso de Jurerê Internacional em Florianópolis, se quiserem renovar este selo, pois isso é feito anualmente, terão que se adequar aos critérios de acessibilidade.

Fonte: http://turismoadaptado.wordpress.com/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário