quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Em São Paulo, de 14 albergues, só um é adaptado para cadeirantes

Comente!
Dos cinco albergues visitados pela reportagem, o único que tem um quarto com banheiro adaptado para pessoas com cadeira de rodas é a unidade de Pinheiros do Okupe.

Os albergues ainda têm muito o que melhorar, e um dos pontos mais necessários é a questão da acessibilidade, quase inexistente. Dos cinco albergues visitados pela reportagem, o único que tem um quarto com banheiro adaptado para pessoas com cadeira de rodas é a unidade de Pinheiros do Okupe. Para chegar a área de lazer há uma ampla rampa.
Já a unidade do Okupe na Vila Mariana -que a Folha não conheceu- não recebe cadeirantes. Deborah Cavalieri, dona do HI Sampa Hostel, na Vila Madalena, diz que o seu albergue passará por uma reforma no ano que vem -porque agora vai começar a alta temporada- e pelo menos um dos quartos será totalmente adaptado, assim como o banheiro. O HI Downtown também não é adaptado.
No Casa Club, para chegar aos quartos é preciso subir uma escada. Leo Gomes, um dos sócios, diz que o "hostel" está em reforma e que os donos pensam em adaptar, "mas por enquanto o espaço físico não permite".
No Gol Backpackers, a escada fica do lado de fora. "Não conseguimos adaptar a casa", afirma Alan Nicoliche, um dos sócios do local. "Mas pensamos em fazer um "hostel" adaptado futuramente, numa próxima unidade."
A reportagem da Folha telefonou para outros albergues paulistanos para saber se um cadeirante poderia se hospedar na unidade. A situação é a mesma. O LimeTime ( www.limetimehostels.com), na Bela Vista, não recebe cadeirantes.
A funcionária do HI Praça da Árvore ( www.spalbergue.com.br) informou que há dois quartos no piso térreo e que o albergue pode receber cadeirantes, embora não seja adaptado -não tem, por exemplo, um item importante: barras no banheiro. Inaugurado há oito meses na Vila Mariana, O 3Dogs ( www.3dogshostel.com) também não é adaptado.
"Infelizmente aqui tem muita escada", afirma Vinicius Romão, dono do Oca Hostel ( www.ocahostel.com.br), na Vila Mariana. No mesmo bairro, situação semelhante no Global Hostel (www.globalhostel.com.br): sem acesso. O Olah Hostel (www.olahostel.com) também não tem.
"Nós não temos esse acesso, mas é uma preocupação que temos e vamos melhorar", disse Yuri Silva, recepcionista do Vila Madalena Hostel (www.vilamadalenahostel.com.br). No Sumaré, o Saci Hostel ( www.sacihostel.com), inaugurado em abril deste ano, também não tem nenhum quarto adaptado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário