terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SP convoca doadores para evitar falta de bolsas de sangue no período de festas

Comente!
A Secretaria de Estado da Saúde decidiu fazer um alerta e convocar a população paulista para que doem sangue antes do Natal e Ano Novo. O objetivo é garantir os estoques nos hospitais para o período de festas, quando há grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.
Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 70 mil bolsas por mês. A Fundação Pró-Sangue, por exemplo, começou a sentir os efeitos já em novembro. Foram coletadas em torno de 10,6 mil bolsas, 15% a menos do que normalmente arrecada. A unidade, ligada à Secretaria, abastece 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
“A solidariedade é fundamental para evitar a redução dos estoques de sangue durante as festas de final de ano. Por isso solicitamos que, antes de viajar, os paulistas compareçam a um posto de coleta e ajudem a manter o nível dos hemocentros e o abastecimento dos hospitais”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede estadual.

Posto reaberto

A Fundação Pró-Sangue acaba de reabrir seu posto de coleta do Mandaqui, na zona norte da capital paulista, que passou por reforma. Agora a unidade tem capacidade operacional de atendimento a mil doadores por mês.
O posto de coleta Mandaqui atende aos doadores da região de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O endereço é rua Voluntários da Pátria, 4.227, Santana. Mais informações pelo Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Saúde

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário